Catamarca , oficialmente Província de Catamarca (como aparece em sua Constituição Provincial) 2 é uma das 23 províncias que compõem a República Argentina . Por sua vez, é um dos 24 estados autônomos que compõem o país e um dos 24 distritos legislativos nacionais . 3 4 Sua capital e maior cidade é San Fernando del Valle de Catamarca .
Ele está localizado a noroeste do país, na região de Norte Grande Argentino , limitando ao norte com Salta , a leste Tucumán e Santiago del Estero , a sudeste com Córdoba , ao sul de La Rioja e para o oeste com o Chile , cujo limite é determinado o divisor de águas do Andes . Com 368.000 habitantes em 2010, é a quinta província menos povoada – à frente de La Rioja , La Pampa , Santa Cruz e Terra do Fogo, Antártica e ilhas do Atlântico Sul., o menos povoado – e com 3,5 hab / km², o quinto menos densamente povoado , à frente de Río Negro , Chubut , La Pampa e Santa Cruz , o menos densamente povoado.
Foi habitada pela população nativa da região para vários milênios até a intervenção dos conquistadores espanhóis em meados do século XVII , e desde então tem recebido vários grupos de imigrantes, especialmente espanhóis , embora ao contrário de outras províncias, eles não excederam para a população original; e da mistura de ambos os grupos surgiu a população atual da província, composta principalmente de mestiços .
Sua economia é uma das mais diversificadas do país, lidando principalmente com mineração , indústria , comércio , turismo , pecuária e agricultura. Está também na 11ª posição das províncias com maior desenvolvimento humano.
A província de Catamarca limita-se com as províncias de Salta, Tucumán, Santiago del Estero, Córdoba e La Rioja. A oeste faz fronteira com o Chile.
Quase 80% do território é ocupado por montanhas, principal fator configurador do clima árido e semi-árido, com escassas precipitações. A maior parte das culturas são do tipo mediterrâneo: videiras, nogueiras e oliveiras.
A pecuária, em geral, é extensiva e possui um baixo nível técnico. A mineração é uma atividade tradicional, praticada pelos indígenas antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Até o final do século passado, a província de Catamarca foi a principal produtora de minérios do país.
O maior atrativo turístico da província são suas belas paisagens naturais.
Os espanhóis chegaram ao território catamarqueño atual para 1536 com a expedição de Diego de Almagro (O Velho) que depois de cruzar os Vales de Calchaquíes foi curso para o Chile pela Etapa de São Francisco.
A primeira fundação espanhola em território de Catamarca foi a de San Pedro Mártir, feita em 1554 por Francisco de Aguirre no vale do Conando (actual departamento de Andalgalá ), mas não durou.
O governo do Chile estendia-se cem léguas a leste da cordilheira dos Andes, abrangendo uma extensa parte da atual província de Catamarca. Nessa área, encomendado pelo governador do Chile Garcia de Mendoza em 1558 , o capitão Juan Pérez de Zurita fundada Londres New England, no vale Quimivil (departamento Belém ), nome dado em homenagem ao rei Inglês ‘s esposa Felipe II , María Tudor.
A cidade foi transferida em 1561 para o vale de Conando (departamento de Andalgalá ), com o nome de cidade Villagra, mas teve que ser abandonada no ano seguinte por uma rebelião dos diaguitas.
Em 1563 foi criado o governo de Tucumán , dependente da Real Audiencia de Charcas em questões judiciais e do vice – reinado do Peru em matéria de governo, incorporando o atual território de Catamarca.
A nova fundação foi feita em 1607 , sobre as margens do rio Belém pelo vice-governador de La Rioja Gaspar Doncel , por ordem do governador de Tucumán Alonso de Ribera com o nome de San Juan Bautista de la Ribera no site da actual cidade de Belém.
Em 1612 , a cidade foi novamente movida para perto de sua localização atual, às margens do rio Quimivil, por ordem do governador Luis de Quiñones Osorio , chamando-a de San Juan Bautista de la Paz.
Após o grande revolta calchaquí de 1630 , a cidade teve de ser refundado pelo general Jerónimo Luis de Cabrera , em 1633 , na aldeia de Pomán , por ordem do Governador Felipe de Albornoz , chamando -o de San Juan Bautista de la Rivera.
O governador Fernando Mendoza Mate de Luna mudou a cidade para o vale de Catamarca , por mandato real, em 5 de julho de 1683 , dando-lhe o nome de San Fernando del Valle de Catamarca.
Para dividido administrativamente o vice-reinado do Rio de la Plata , de acordo com o Real Decreto de Prefeitos de 28 de Janeiro de 1782 , Catamarca foi localizado dentro do governo do município de San Miguel de Tucuman . Um ano e meio depois, o Decreto Real de 5 de Agosto 1783 aboliu a Intendência Interior de Tucuman, que -na Catamarca para Tucumán, Santiago del Estero, Jujuy, Salta e Puna tornou-se parte do novo Governo de A intendencia de Salta de Tucumán , com sede gubernativa em saltos (a partir de 1792 ).