História

Catamarca: descubra e encante-se

Sedentarização populações desta província ocorreu no território de cerca de 2000 anos antes do presente, como é evidenciado pelos achados das ruínas daqueles tempos no site de Palo Blanco . Justamente naquela época remota, aconteceu que os assentamentos estabelecidos em áreas irrigadas e acumulação de excedentes agrícolas, houve uma mudança de sociedades pré-estatais para hierárquico e como sociedades Estado , caso em que as sociedades estado primitivo na região passou de uma fase da sede para uma das mansões.

Aproximadamente desde o século XI , este território foi povoado por diferentes parcialidades da etnia das paziocas (diaguitas), cuja língua era o cacán correspondendo em grande parte à Cultura Belém . A polarização meridional foi aos capayanes e a extremidade do sudeste foi a dos olongastas , enquanto no sector do noroeste ( puneño ) foram atacameños língua cunza . O povo Pazioca ou “Diaguitas” vieram a fundar pequenas cidades como Batungasta e Shincal (Mais tarde, durante a invasão inca, transformada em um dos principais quartéis incas da região).

Por um breve período ( ca . 1460 ~ 1555) Incas incorporadas as áreas ocidentais de Catamarca para Collasuyu, formando províncias Tukma (Tucuman) Chicoana (com capital em território do presente província de Salta) e Kire-Kire. O edifício mais significativo deixado pelos Incas em Catamarca hoje é chamado de Pucara de Aconquija , uma das maiores fortalezas do sul Tawantinsuyu.

Colonização

Os espanhóis chegaram no momento catamarqueño território em 1536 com a expedição de Diego de Almagro (El Viejo), que depois de visitar os Vales Calchaquíes em direção chefiada Chile através do Paso de San Francisco.

A primeira fundação espanhola em território catamarqueño foi o de San Pedro Martir realizado em 1554 por Francisco de Aguirre no vale de Conando (departamento atual Andalgalá ), mas não durou muito.

O governo do Chile estendia-se cem léguas a leste da cordilheira dos Andes, abrangendo uma extensa parte da atual província de Catamarca. Nessa área, encomendado pelo governador do Chile Garcia de Mendoza em 1558 , o capitão Juan Pérez de Zurita fundada Londres New England, no vale Quimivil (departamento Belém ), nome dado em homenagem ao rei Inglês ‘s esposa Felipe II , María Tudor.

A cidade foi transferida em 1561 para o vale de Conando (departamento de Andalgalá ), com o nome de cidade Villagra, mas teve que ser abandonada no ano seguinte por uma rebelião dos diaguitas.

Em 1563 o criado governo de Tucuman dependente da Real Audiência de Charcas em questões judiciais e do Vice-Reino do Peru em matéria de governo, incorporando o território catamarqueño atual.

A nova fundação foi feita em 1607 , sobre as margens do rio Belém pelo vice-governador de La Rioja Gaspar Doncel , por ordem do governador de Tucumán Alonso de Ribera com o nome de San Juan Bautista de la Ribera no site da actual cidade de Belém.

Em 1612 , a cidade foi novamente movida para perto de sua localização atual, às margens do rio Quimivil, por ordem do governador Luis de Quiñones Osorio , chamando-a de San Juan Bautista de la Paz.

Após o grande revolta calchaquí de 1630 , a cidade teve de ser refundado pelo general Jerónimo Luis de Cabrera , em 1633 , na aldeia de Pomán , por ordem do Governador Felipe de Albornoz , chamando -o de San Juan Bautista de la Rivera.

O governador Fernando Mendoza Mate de Luna mudou a cidade para o vale de Catamarca , por mandato real, em 5 de julho de 1683 , dando-lhe o nome de San Fernando del Valle de Catamarca.

Para dividido administrativamente o vice-reinado do Rio de la Plata , de acordo com o Real Decreto de Prefeitos de 28 de Janeiro de 1782 , Catamarca foi localizado dentro do governo do município de San Miguel de Tucuman . Um ano e meio depois, o Decreto Real de 5 de Agosto 1783 aboliu a Intendência Interior de Tucuman, que -na Catamarca para Tucumán, Santiago del Estero, Jujuy, Salta e Puna tornou-se parte do novo Governo de A intendencia de Salta de Tucumán , com sede gubernativa em saltos (a partir de 1792 ).

Independência nacional

Ocorreu a Revolução de Maio de 25 de Maio de 1810, Catamarca imediatamente se juntou a ela, e os membros do conselho eleito como um representante para a Junta Grande para suas armas comandante Francisco de Acuña , mas desde que o diploma foi rejeitado pelas autoridades Revolucionário, dada a sua condição de espanhol, José Antonio Olmos de Aguilera foi eleito crioulo , para se juntar à Junta de Buenos Aires.

Após a Declaração de Independência, em 9 de julho de 1816 , o atual território de Catamarca foi envolvido em guerras civis.

Por decreto de 8 de Outubro 1814, o Diretor Supremo, Gervasio Antonio de Posadas , divididos Intendência de Saltos do Tucuman e criou a Intendência Interior de Tucuman, com sede em San Miguel de Tucumán e cuja jurisdição integrada Catamarca e Santiago del Estero.

Após a dissolução do Conselho de Administração e do Congresso, o governador prefeito de Tucuman, coronel Bernabé Aráoz , erigida em 22 de Março de 1820 , a República Federal da Tucumán , composta dos territórios que formaram o governo Intendance (Santiago del Estero, Catamarca e Tucuman ).

Autonomia provincial

Em 25 de agosto de 1821 , a autonomia da província foi declarada dissolvendo a República de Tucumán , e sendo eleito como primeiro governador Nicolás Avellaneda y Tula . Entre os catamarqueños que lutaram pela autonomia da província deve ser trazido para Eusebio Gregorio Ruzo , Miguel Diaz de la Peña , Francisco Rafael Augier , coronel Marco Antonio Figueroa , lic. Pío Isaac Acuña e seu irmão Tadeo Acuña . A província terminou unificando em 1853, quando a Constituição da Nação Argentina foi sancionada.

Em 1888 foi inaugurada a primeira rede ferroviária e, pouco depois, foi criado o Banco da Provincia, que consolidou a estabilidade econômica.

Pelo tratado de 10 de maio de 1889 com a Bolívia , a Argentina renunciou à sua reivindicação sobre Tarija . A Bolívia, em compensação, rendeu a puna de Atacama, que foi mantida pelo Chile depois da Guerra do Pacífico (1879-1880). Essa manobra boliviana deu à Argentina um território que fazia parte do Vice – reinado do Rio da Prata , mas na verdade estava nas mãos do Chile. Como Chile se recusou a entregar os territórios cedidos pela Bolívia, foi decidido a submeter a questão à arbitragem pela American diplomata William Buchanan INSCO em 1899 concedido a Argentina 75% do território em disputa eo restante para o Chile.

Pela Lei nº 3906 de 09 de janeiro de 1900 foi organizado o Território Nacional do Andes , e por decreto de 12 de Maio do mesmo ano, o Poder Executivo dividiu o território dos Andes, em três departamentos administrativos:

o departamento de Susques (ou departamento do Norte), que limitava ao leste com a província de Jujuy, e cuja cabeça era a cidade de Susques ;
o departamento de Pastos Grandes (ou departamento do Centro), na fronteira com a província de Salta, e
o departamento de Antofagasta de la Sierra (ou departamento do Sul).
Em 1943 para quebrar o antigo território dos Andes, a província se juntou ao departamento de Antofagasta de la Sierra, que respondeu por quase um terço da atual área de Catamarca.

Em 16 de outubro de 1943, após a desintegração do território nacional dos Andes, Catamarca tomou posse de Antofagasta de la Sierra e 26 de Janeiro de 1944, por decreto provincial No. 107, ela declarou a sua anexação à província.

Em 1990, o assassinato de uma jovem estudante do ensino médio, María Soledad Morales , chocou a população de Catamarca por suas implicações políticas. A província foi intervencionada e o peronismo caiu do poder.

Durante os anos de 2009 , 2010 e 2011, o Rally Dakar realizou-se no território de Catamarca , a competição de Rally mais importante do mundo, na qual participam corredores de diferentes nacionalidades.