Economia

Acre: resumo da economia

O Produto Interno Bruto(PIB) do estado do Acre provém, sobretudo, do setor de serviços, com 76,3% da riqueza. Dados do BNDES, com base no Censo 2000, apontam que, dos 55 mil trabalhadores formais do estado, 35 mil, ou 63,6%, trabalham na administração pública, e tem na indústria o correspondente a 19% e na agropecuária 4,7% do PIB.

No estado existem dois importantes pólos, o Vale do Juruá que é considerado um centro comercial, situado basicamente na cidade de Cruzeiro do Sul, a noroeste do estado; e o Vale do Acre que está situado em Rio Branco, que é a capital do estado.

O Vale do Juruá, que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Feijó e Jordão, é um dos pólos econômicos do estado e tem como atividades principais o extrativismo da borracha, da castanha e o cultivo da mandioca.

O Vale do Acre, que abrange os municípios de Brasiléia, Rio Branco, Manoel Urbano, Porto Acre, Bujari, Xapuri, Plácido de Castro, Capixaba, Assis Brasil, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Acrelândia e Sena Madureira é considerada uma área mais industrializada e a agricultura com melhor nível de mecanização e modernização do campo, e responsável majoritário pela produção de borracha, alimentos e fruticultura.

Considerado o maior produtor brasileiro de borracha, com 2,7 mil toneladas por ano, castanha-do-pará com 8,2 mil toneladas anuais, o estado é responsável por 1/3 da produção de castanha e metade da produção de borracha de toda a Região Norte.

A implantação de medidas estruturais, como a construção de via rodoviárias, facilitou a entrada de imigrantes e capitais no Estado, além da expansão da produção pastoril. A economia acreana se baseia no extrativismo vegetal, principalmente na extração de borracha e castanha, e também na pecuária.

Aspectos gerais da economia do Acre:

Participação no PIB nacional: 0,2%
Composição do PIB estadual: agropecuária 5,9%, indústria 28,1%, prestação de serviços 66%.
Volume de exportação: 11,4 milhões de dólares.
Principais produtos de exportação: madeira 85,6%, carnes de frango e peru 4,7% e produtos de madeira 1,7%