Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localiza-se a uma latitude 09º10’00” sul e a uma longitude 37º21’24” oeste, estando a uma altitude de 380 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10 452 habitantes. Possui uma área de 205,4 km².
Por volta de 1830, começou a surgir o povoado onde hoje fica o município de Ouro Branco. Em 1881, o Sr. Domingo Gomes, vindo de Minas Gerais e líder na época, mandou construir uma capela de pedra e escolheu Santo Antônio como padroeiro. Além disso, deu o nome de Olho D’Água do Cajueiro (cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava. Alguns anos depois, Domingos Gomes voltou a Minas Gerais, mas seu filho Francisco Gomes, conhecido como Chicão, permaneceu no local. O povoado cresceu e passou a denominar-se Olho d’Água do Chicão, em homenagem a Francisco Gomes. Em 1901 foi elevado à categoria de vila, chegando a sofrer ataques de bandos de cangaceiros chefiados por Antônio Purcino e Lampião.
Antônio Jiló de Campos, um dos líderes comunitários, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, rebatizou este lugar, o que já era quase uma cidade, com o nome de Ouro Branco. Os líderes do movimento para a emancipação política, conseguida através da Lei n 2.445, de 17 de maio de 1962, foram Luís Gonzaga de Carvalho, José Limeira da Silva, Francisco Sotero Ângelo e José Soares da Silva. Sua emancipação foi oficializada em 21 de junho do mesmo ano, com território desmembrado do município de Santana do Ipanema.
Seus maiores pontos turísticos são a Pedra da Capelinha e o Lajedo Grande.
Entre as festividades destacam-se a festa do padroeiro (1 a 13 de junho), a Festa do Dia da Independência (7 de setembro) e da Emancipação Política Municipal (21 de junho).
Em Ouro Branco, é tradição, há 40 anos, festejar a independência do Brasil. Apesar das diferentes formas de se comemorar, com certeza o ponto alto da festa sempre são os desfiles cívicos, realizados por alunos da rede municipal e estadual de ensino do município. Carros alegóricos também fazem parte do que os moradores de Ouro Branco chamam de “a maior festa do sertão alagoano”.
Nos desfiles, os alunos procuram representar de tudo um pouco, desde a agricultor que cultiva o algodão e outras lavouras da região até a tecnologia atual, como a Internet, o turismo espacial e outros assuntos atuais na mídia.
Os desfiles fazem os sertanejos que vêm prestigiar o evento lembrar as grandes demonstrações das escolas de samba do Rio de janeiro e São Paulo, o que atrai cada vez mais turistas para prestigiar a festa de comemoração da independência do Brasil.
A questão da saúde é definida como regular, quando sabemos a dificuldade que os Municípios de pequeno porte têm para manter um mínimo de assistência aos seus Munícipes. A Cidade de Ouro Branco, possui a condição de gestão Plena de Atenção Básica. A taxa de mortalidade infantil é de 44,8 por mil nascidos vivos. O município conta com o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), no Município desde 1998; além de programas de combate as Endemias, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Nutricional, aliados aos serviços ambulatoriais desenvolvidos nas Unidades de Saúde do Município, sendo um centro de saúde e uma Casa Maternal na Zona Urbana e três minipostos localizados na Zona Rural. Atualmente o quadro de pessoal e profissionais trabalhando na Saúde Pública é a seguinte: um assistente social, um nutricionista, três médicos, um dentista, um veterinário, três enfermeiros, dois agentes sanitários, 26 auxiliares e atendentes de enfermagem, 19 agentes de saúde e seis agentes de endemias.
Na área da Educação, a localização da População beneficiada é composta de 01 Escola Pública do Estado (Escola Professora Joanita de Melo), com 526 alunos, distribuídos nas séries: de 5ª a 6ª série (124 alunos), de 1º a 3º ano (Ensino Médio) e Educação de Jovens e Adultos (119 alunos). O quadro de professores é o seguinte: 01 diretor, 01 diretor-adjunto, 13 professores, funcionando os três horários. Escolas Públicas do Município localizada no bairro Luiz Gonzaga de Carvalho, são 02 (Escola Cenecista Rui Palmeira e a Escola Antonio Xavier). Num total geral de 33 escolas municipais, com um número de alunos distribuídos na rede municipal : Pré-escola (480 crianças), de 1ª a 4ª série(2.217 alunos), de 5ª a 8ª série(777 alunos), de 2º grau(261 alunos), e Educação de Jovens e Adultos(502), com o total geral de 4.237 alunos. O número de Professores é de 166, e de salas de aula de 70 salas.
Hoje temos no município, o Programa Brasil Alfabetizado, que atende a 348 alunos. São 221 alunos na zona rural e 127 alunos da zona urbana. Temos 16 professores na zona rural e 09 na zona urbana. Esse Programa envolve o seguinte número de pessoas: 02 (dois) Coordenadores, 01 (um)Gestor Local, (01) um Técnico de Apoio, a Secretária de Educação e o Prefeito. As aulas tiveram início na primeira quinzena de janeiro de 2008 e está previsto o seu término no final de agosto deste ano.
E agora na Rede Estadual de Ensino Joanaita de Melo, foi formado o primeiro Grêmio Estudantil da Região, cujo nome é o proprio nome da escola Joanita de Melo. As eleições aconteceram no dia 10 de Abril de 2008 concorida com duas Chapas: a Força Jovem que ganhou tendo como Participantes Monik como Presidente, Marcio como Vice-Presidente, entre outros da Diretoria como Diretor de Cultura Adryel Marthyns e Diretor de Saúde e Meio Ambiente Nelson Patricio e Chapa A Voz da Juventude Liderada por Edjani e Daniel no qual perderam com um taxa de 15% dos votos.
O setor cultural começa a se estruturar com a definição de uma diretoria de cultura, em que existe uma preocupação, do atual governo em resgatar a cultura popular, composta no momento de festas populares: como quadrilhas, carnavais fora de época (Ouro Fest, Ouro Folia), festa do padroeiro da cidade Santo Antônio, aniversário da cidade (emancipação política), e 7 de setembro, onde é a festa mais tradicional, com a realização de desfile cívico, atividades esportivas e shows musicais. Não existe biblioteca pública, existem pequenos arquivos de livros nas escolas do município.
A organização escolar promove campeonatos para incentivar jovens a praticar esportes. E uma diretoria tambem ligada a secretaria de educação e desporto organiza o Campeonato Municipal de Futebol, que teve como vencedor da ultima edição (2008)a equipe Brasiliense/Brasilinha, da zona rural do municipio.
A População não está consciente para a organização, existem poucas associações comunitárias, em sua maioria na zona rural (16 associações) e (01 associação) na zona urbana, onde as suas reivindicações e lutas são para melhorias da terra, produção, colheita e criação de animais,mas, significam grandes parceiras juntas aos sindicatos, conselhos e ONGs (Organizações Não Governamentais).
Na zona urbana está localizada a sede de 01 sindicato rural, que trabalha com questões previdenciárias dos trabalhadores rurais e urbanos.
Os Conselhos municipais, são outra forma de organização/parceria, os conselhos de: saúde, merenda escolar, e assistência social, o conselho da criança e adolescente e o conselho tutelar. Infelizmente a falta de capacitação para os conselheiros e nível de consciência da população dificulta a sua efetiva participação, o desejo,a necessidade e o dever de participar nas discussões, decisões das questões públicas de sua Comunidade.
A Pastoral da Criança tem contribuído significativamente na luta pelo combate à Mortalidade Infantil, mobilizando a Comunidade, formando voluntários para a realização de um lindo trabalho de valorização da vida, com o peso mensal, entrega da multimistura, e tem o trabalho educativo com as mães. A parceria com os agentes comunitários da saúde, profissionais do PSF, igrejas, as mães, e a comunidade em geral, como o também o apóio dado da Secretaria Municipal de Saúde, no trabalho, campanhas e eventos realizados, são os responsáveis pelo êxito das ações da Pastoral.
No município existem 05 (cinco) Igrejas, que são elas: católica, batista, Assembléia de Deus, a Congregação Cristã no Brasil e a Universal do Reio de Deus.
A participação dessas Igrejas nas Campanhas e eventos realizados nas áreas de saúde, educação e assistência social, são de fundamental importância para a Comunidade.
Os meios de Comunicação disponíveis no município são: correspondências postais através de uma agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios); rádios (de cidades vizinhas); televisão – repetidora/retransmissora dos canais: Rede Globo, SBT e TV Bandeirantes, além dos canais locais TV Gazeta – afiliada da Rede Globo e TV Pajuçara – afiliada do SBT; carros de som – público e privados; além de Internet disponível para a população através do Projeto Porta Aberta.
Temos a Rádio Comunitária OURO BRANCO FM Canal 200, operando na frequência 87,9 MHz, com programação de todos os gostos, programas religiosos envolvendo todos os segmentos religiosos, programas associativistas, programas jurídico e outros. A concessão dessa rádio foi através da Associação dos Amigos do Portal do Alvorada, o seu atual Presidente é o Senhor Paulo Pereira da Silva. (Paulo Catenga).
A Matriz de Santo Antônio de Pádua fica localizada no Centro da cidade, na Praça Siloé Tavares. Esta Igreja esteve por muitos anos como Capela, pertencente à Paróquia Sagrada Família, da cidade vizinha de Maravilha. No dia 21 de maio de 2005 ela passa a categoria de Paróquia, sendo oficialmente à partir desta data, Matriz da cidade.
Em Ouro Branco você vai encontrar a Praça Siloé Tavares, localizada no Centro, em frente a Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua. Uma das principais praças da cidade, ela se destaca por ter seus bancos arredondados e no centro de cada banco um pé de algaroba – árvore típica da região. No centro dessa praça está a estátua de Siloé Tavares, um cidadão nascido na cidade de Santana do Ipanema e que teve sua vida dedicada à vida pública, é tido hoje como uma das principais personalidades da história de Ouro Branco.
O Lajedo Grande está localizado no Perímetro Urbano da cidade. A maior rocha da região surpreende pela sua grandeza, onde ela abrange um espaço que passa de cinco mil m² e que dela temos uma vista privilegiada da cidade, privilégio este oferecido por sua altura.
Uma grande pedra localizada na Zona Rural (Sítio Capelinha) onde os antepassados deixaram suas lembranças como gravuras em desenhos de animais e sinais até então desconhecidos. Já vieram cientistas americanos e europeus visitar esta pedra com a finalidade de estudá-la para melhor compreensão dos sinais nela expressa, realmente uma pedra fascinante.