Itamarati é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Microrregião de Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense, localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta cerca de 983 km. Ocupa uma área de 25 275 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2016 em 8 153 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),, o que faz do município o segundo menos populoso do estado superando apenas Japurá.O bioma amazônico predomina na vegetação encontrada no município, assim como em grande parte dos municípios amazônicos. Sua taxa de urbanização em 2010 era de 55,64%. e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,477 no ano de 2010, considerado muito baixo em relação ao estado..
Itamarati foi o município do Amazonas que registrou os melhores índices de educação nos últimos anos. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município registrou em 2011 5,1 pontos nos primeiros anos do ensino fundamental, e 4,9 pontos nos últimos anos da mesma modalidade de ensino.. Comparando com outros municípios amazonenses, Itamarati obteve a melhor posição em 2009, e a segunda melhor posição em 2011, ficando atrás apenas de Nhamundá.
O transporte no município é basicamente fluvial, sendo que este não dispõe de acesso a outras cidades por meio de rodovias. Isto se deve grandemente ao fato de a cidade estar situada em uma área de floresta densa. O transporte aéreo é escasso.