Boninal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 11.855 habitantes,com uma quantidade significante rural.
Localizada na Chapada Diamantina, tem seu nome estabelecido em função do quiabento, uma planta que produz uma flor semelhante à bonina. Boninal também já se chamou Freve, Sumidouro e Guarany.
A cidade é conhecida na região pelo seu São João,que atrai muitas pessoas de fora. É uma grande festa,com bandas de fora,quadrilhas e muita alegria. Este ano (2009) a cidade entrou para o caléndario de festas juninas da Bahiatursa, órgão oficial de turismo da Bahia, responsável pela coordenação e execução de políticas de promoção, fomento e desenvolvimento do turismo no estado. Quem visitar Boninal nessa época, poderá também assistir a “Corrida de Jegue”, promovida por uma família local.
Outra opção turistica é a Cachoeira dos Índios, uma beleza da natureza, e apreciar as pintuaras rupestres do local.
História boninalense Em 1915, o arraial de Sumidouro é elevado à vila com o nome de Guarani e é também criado o município do mesmo nome com território desmembrado do de Bom Jesus do Rio de Contas, que em 1931 é extinto e anexado ao de Anchieta (atual Piatã). Em 1961 é restaurado. O topônimo posteriormente adotado de Boninal, foi em virtude da existência de muitas boninas, flor de 4 horas.
Se quiser saber mais sobre esta cidade,procure informações e fotos na internet! Boninal é uma cidade belissima, porém ainda pouco conhecida.