A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina(Bahia), fundada no fim do século XVIII. A cidade era um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como a famosa cidade de Lençóis, apresentando até hoje os casarões coloniais de estilo português.
Mucugê vive de duas atividades econômicas: do turismo, graças às suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras, e do agronegócio, devido às modernas empresas que se instalaram em Cascavel (Bahia) – hoje distrito de Ibicoara, mas com previsão de emancipação em 2012 – e que atualmente possuem fazendas altamente mecanizadas nas terras planas do município, terras essas muito semelhantes às do cerrado goiano.
O município mucugeense dispõe de muita água, pois é cortado por diversos rios e afluentes, sendo a sua principal fonte hídrica o rio Paraguaçu, responsável pelo fornecimento de água para a cidade e para a agricultura de larga escala no município. O trecho do curso do rio Paraguaçu situado entre Cascavel e as cercanias da cidade de Mucugê está represado pela barragem do Apertado, cujo espelho d’água apresenta cerca de 24 km de extensão, o que torna tal represamento um dos maiores do estado da Bahia.
O clima da região é ameno, apresentando temperaturas entre 7°C a 20°C no inverno e 22°C a 30°C graus no verão. A cidade situa-se a cerca de 1000m de altitude, apresentando também altitude semelhante cerca de 60% do município, os outros 40% estão numa região de baixa altitude, que tem clima semi-árido, também conhecido por caatinga. As chuvas mais intensas se concentram entre os meses de novembro e março. O restante do ano apresenta índices pluviométricos mais modestos, porém com certa regularidade.