O município de Martinópole surgiu por volta da metade do século XIX, originando – se de uma
fazenda com poucos habitantes que se instalaram nas proximidades de uma lagoa chamada Angica.
O ano de 1877 foi assolado por uma seca degradante – muitos migrantes procedentes de Santa
Quitéria, Santana do Acaraú, Crateús, Riachão (atualmente Uruoca), chegavam a Angica atraídos pela água da lagoa e ali fixaram residência. Os primeiros a chegar pertenciam as famílias Paulino Sampaio, Porfírio Gomes e, em seguida chegaram as famílias Brito, Feijó, Melo e outras.
A palavra Angica originou-se de uma árvore conhecida popularmente como “ANGICO”, pertencente a família das leguminosas monosáceas existente nas margens de uma lagoa que servia de sombra para o gado malhar e também proteger-se da soalheira durante parte do dia.
Em outubro de 1917, a população oficializou a mudança do nome Angica para “Martinópolis” originou-se da junção MARTINS em homenagem ao Pe. Vicente Martins da Costa, pároco de Granja que muitos serviços prestou ao nosso povoado; e PÓLIS que em grego quer dizer “Cidade”. Martinópolis significa CIDADE DE MARTINS.
Pouco tempo depois constatou-se a existência de uma cidade com o mesmo nome no Estado de São Paulo, até as iniciais da Ferrovia eram idênticas – EFS – por extenso – Estrada de Ferro Sobral. Muitas foram as trocas de correspondências e documentos entre as cidades, o que resultou na alteração do nome de nossa cidade para “MARTINÓPOLE”.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Angica, por ato provincial de 6 de Junho de 1881, subordinado ao município de Granja.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito aparece grafado Angico permanece no município de Granja.
Pelo decreto estadual nº 1156, de 4 de Dezembro de 1933, o distrito de Angico passou a denominar-se Martinópolis.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Martinópolis permanece no município de Granja. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de Novembro de 1943, o distrito de Martinópole passou a ser grafado Martinópolis.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já grafado Martinópole permanece no município de Granja.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Martinópole, pela lei estadual nº 3560, de 29 de Março de 1957, desmembrado de Granja. Sede no antigo distrito de Martinópole. Constituído do distrito sede. Instalado em 28 de Abril de 1957. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada 2005.
Alterações de Grafias
- Angica para Angico, em 1911.
- Martinópolis para Martinópole alterado, pelo decreto estadual nº 1114, de 30 de Novembro de 1943.
- Alteração toponímica distrital
- Angico para Martinópolis alterado, pelo decreto estadual nº 1156, de 4 de Dezembro de 1933.