Pedra Branca

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Pedra Branca é um município brasileiro do estado do Ceará. Situa-se na microrregião do Sertão de Senador Pompeu, mesorregião dos Sertões Cearenses. O município tem cerca de 40 mil habitantes [5] e 1290 km². Foi criado em 1935.

História

Pedra Branca foi fundada pela Família Cavalcante, sendo que permanecerão no poder até 2005 (Mais de 100 anos de poder), tendo como o melhor Prefeito do Estado de 1996 a 2000 o Empresário Francisco Ernesto Lins Cavalcante, por trazer nível superior para os professores da rede pública, entrando ainda na história como o Prefeito que mais contribuiu para a Educação (106 escolas), Francisco Ernesto ainda Construiu o maior número de açudes em toda história do município, além de praças, casas populares, saneamento básico etc.

O Atual Prefeito é o Senhor Antonio Góis Monteiro Mendes, Empresário bem sucedido de Fortaleza, construiu 500 casas populares e está entre os melhores prefeitos do Brasil, além de construir o maior número de adutoras da história do município, um grande centro cultural, reorganizar a máquina Administrativa, asfaltar parte do centro da cidade, apoiar amplamente a Educação e a cultura. Antonio Góis tem sido o sinônimo de trabalho na sucessão de Francisco Ernesto.

No local conhecido por Tabuleiro da Peruca – havia uma pedra de tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX – vaqueiros e viajantes das redondezas – passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do município de Pedra Branca.

Na região situada em torno do marco – representado pela pedra alva – foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião.

No dia 20 de outubro de 1854, o povoado foi elevado à condição de distrito do município de Mombaça. No dia 9 de agosto de 1871 a Lei de Nº 1.407, define a criação de novo município com sede no território onde estava situado o povoado de Pedra Branca que a partir daquela data passa a ser qualificado como vila. Em 1931, entretanto, o município de Pedra Branca é extinto e passa a se tornar distrito de Senador Pompeu.

A divergência envolvendo o território pedrabranquense é finalmente resolvida no dia 3 de maio de 1935 que restaura, em definitivo, a autonomia política-administrativa de Pedra Branca.[6]

Geografia

Relevo e solo

Possui um relevo bastante acidentado em praticamente todo o seu território.

Hidrografia e recursos hídricos

Cachoeira do Inferno, a cerca de cinco quilômetros da sede do município.

O município está totalmente inserido na sub-bacia hidrográfica do rio banabuiú, que também nasce na divisa de Pedra Branca com Boa Viagem.

Clima

O clima é tropical semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a abril.

Vegetação

Floresta caducifólia espinhosa (Caatinga arbórea) na maior parte do território e floresta subcaducifólia topical pluvial (Mata seca) nas regiões mais elevadas do centro do território municipal.

Ligações externas

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ? http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfilwindowat.php?codmun=231050
  6. ? http://www.pedrabraca.ce.gov.br


Este artigo é um esboço sobre Geografia do Ceará. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.