Personalidades

Ceará: saiba mais sobre

Francisco Everardo Oliveira SilvaFrancisco Everardo Oliveira Silva – nascido em Itapipoca, 8 de maio de 1961, conhecido pelo nome artístico de Tiririca, é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Recentemente filiado ao Partido da República, Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil.

 

Chico AnysioFrancisco Anysio de Oliveira Paula Filho – conhecido como Chico Anysio nascido em Maranguape, 12 de abril de 1931, é um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, onde possui contrato até 2012.
Chico Anysio trabalhou ao lado, ou mesmo dirigindo, os maiores nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como: Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D’Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros humoristas.

Tom CavalcanteAntônio José Rodrigues Cavalcante – é o nome inteiro do humorista conhecido por Tom Cavalcante. Seu pai tinha uma confecção de roupas na capital cearense. Ele nasceu na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, em 8 de março de 1962. Sua carreira artística teve início no Ceará, onde ele era locutor de rádio e revisor de textos, era também jogador de futebol. Apresentava ainda desfiles e festivais de música. Fazia tudo que pudesse lhe dar um dinheirinho.
Em 1989, Tom Cavalcante começou a participar do programa:”Chico Anysio Show”. Era o dia 12 de outubro de 1992, quando Tom estreou na Rede Globo. Ele começou fazendo o personagem João Cana Brava, no programa:”Escolinha do Professor Raimundo”. Seu trabalho foi bastante elogiado e começou aí sua carreira de sucesso.

Raquel de QueirozRachel de Queiroz – nasceu em Fortaleza, 17 de novembro de 1910 foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição. Morreu no Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003.