O município de Buriti de Goiás, situado na Macro Região de Mato Grosso Goiano, ficando a 151 km de Goiânia e 72 km da cidade de Goiás, com vocação agropecuária, possui em sua área locais de grande beleza natural, predominando as serras suas nascentes e cachoeiras, contratando com a vegetação do serrado característico do Planalto Central. O acesso á Buriti de Goiás é feito através da rodovia GO-326, ficando a sede do município á margem da mesma.
Podemos destacar algumas características tais como: altitude de 520 metros (onde se localiza a sede do Município), área cerca de 220 km2 e a temperatura média de 27 °C, a população cerca de 4.000 habitantes. A infraestrutura do Município possui os poderes executivos e legislativos em pleno funcionamento, e juridicamente pertence a comarca de Mossâmedes, outros serviços como Hospital Municipal – SAMU, transporte de estudantes, são feitos pelo Executivo e segurança Pública pelo Estado, o comércio satisfaz de certa forma as necessidades básicas dos visitantes como Posto de atendimento do Banco Bradesco, drogarias, bares, lanchonetes, supermercados, pousada, posto de combustível, além de Serviço técnico na área da Agropecuária.
Buriti de Goiás foi fundado em 31 de agosto de 1949 e emancipado em 29 de abril de 1992. Originou-se da propriedade do Sr Joaquim Costa e Ramilo Ramos Bueno, que foram distribuídos áreas pequenas para construção de Casas á famílias que chegavam para residir no local. Buriti de Goiás tem este nome devido a Palmeira Buriti encontrada com abundância nas nascentes dos Córregos da região. Possui um povoado denominado CAMPO DAS PERDIZES.
Existem no município algumas festas populares tais como a de comemoração a emancipação política de Buriti de Goiás no mês de abril, festa da padroeira da cidade Nossa senhora Aparecida, festa da igreja Evangélica Assembléia de Deus, festa junina, festa ao divino espírito santo, folia de Santos reis, encontro de motoqueiros e festa de Peão.
Atualmente, Buriti de Goiás dá seus primeiros passos em busca do desenvolvimento sócio cultural e econômico, buscando através do esforço e dedicação para encontrar e deixar registrado na história a marca do seu progresso.
Consta no núcleo populacional do município de Buriti de Goiás o distrito de Campo das Perdizes. O município tem área Plana e clima tropical ameno, que favorece a agricultura no desenvolvimento do plantio de milho, arroz, feijão, amendoim e diversas outras espécies de gêneros alimentícios. Sua economia tem como base a agricultura e a agropecuária, com a criação de gado para cria, recria e engorda e também a criação de eqüinos, caprinos, suínos e outros. O município também possuem cerca de 16 confecções sendo cada um delas gerando de 20 á 30 empregos diretos .