Dourados é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda década do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970.
Com quase 200 mil habitantes, é a segunda cidade do Estado de Mato Grosso do Sul em população; uma metrópole sendo servida por linhas regulares de transporte aéreo e rodoviário aos principais centros do país, possuindo também um notável desenvolvimento comercial e de serviços. Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de pessoas, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul.
Situada na região Sul do Estado e próxima á Serra de Maracaju, Dourados conta com um solo rico em matéria prima, o que se traduz em produção diversificada. Situa-se á pouco mais de 100 km da fronteira com o Paraguai.
As terras do atual município de Dourados eram habitadas por indígenas das tribos Terenas, Kaiwás e Guaranis (seus descendentes podem ser encontrados na reserva indígena localizada próximo ao perímetro urbano de Dourados). Em 1870, com o término da Guerra do Paraguai, iniciou-se um povoamento mais efetivo nessa região, que foi percorrida também pelos espanhóis e bandeirantes em busca de riquezas naturais. Em 1884, formou-se o povoado de São João Batista de Dourados, próximo ao Rio Dourados. Em 1909, cerca de 50 pioneiros (destacava-se nesse grupo Marcelino Pires, Januário Pereira de Araújo e Joaquim Teixeira Alves) que iniciam um trabalho apoiado na criação de um patrimônio. Pela da Lei nº 658, de 1914, Dourados é elevado a distrito do município de Ponta Porã, e sua abrangência incluía os dois distritos policiais existentes na época (que foram criados em 1910). Foi aí que surgiu o Distrito de Paz. Nessa época algumas pessoas já haviam fixado residência com suas famílias na região. A vila se desenvolvia quando, pelo decreto estadual de nº 30 de 20 de dezembro de 1935, foi oficialmente criado o município de Dourados, desmembrado de Ponta Porã. Seu primeiro prefeito nomeado foi João Vicente Ferreira. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito (sendo Ponta Porã sua capital). Este durou apenas três anos (1943 a 1946), sendo reintroduzido ao estado de Mato Grosso em 7 de janeiro de 1947. Em 11 de outubro de 1977 Dourados passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Seu nome vem da primeira metade do século XIX, onde formou-se o núcleo populacional de São João Batista de Dourados, nome que tomou o povoado por ser próximo ao rio Dourados.
Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) | ||
---|---|---|
Ano | PIB (R$) | PIB per capta (R$) |
2000 | 936.045.000,00 | 5.611,24 |
2001 | 1.080.749.643,00 | 6.356,30 |
2002 | 1.349.088.000,00 | 7.786,00 |
2003 | 1.743.530.000,00 | 9.876,00 |
2004 | 1.845.043.000,00 | 10.261,00 |
2005 | 1.807.047.000,00 | 9.869,00 |
2006 | 1.930.401.000,00 | 10.359,00 |
Sendo um importante centro agropecuário, comercial, industrial e de serviços da região, possui a segunda maior arrecadação de ICMS do estado.
A cidade exerce grande importância no estado, região e país. Geograficamente, Dourados exerce grande importância regional. A identificação do espaço geográfico local com os seus elementos, formas e funções muito específicas e estimulantes, ocorre em razão da necessidade de apreender um espaço que tem se inscrito na história precedente e recente de forma peculiar. Os cenários de desenvolvimento reservam para a cidade uma face de privilegiada posição geográfica que garante relevante papel central na geopolítica regional frente aos países vizinhos e ao Brasil. Dourados, com 190 mil habitantes e 21 relacionamentos diretos, é uma capital regional C. Dourados é uma das duas cidades de MS (juntamente com Campo Grande) que, como as metrópoles, também se relacionam com o estrato superior da rede urbana. Com capacidade de gestão no nível imediatamente inferior ao das metrópoles, têm área de influência de âmbito regional, sendo referidas como destino, para um conjunto de atividades, por grande número de municípios. Dourados é uma das 39 cidades no Brasil com a classificação Capital Regional C.[10] As 30 cidades influenciadas por Dourados são as seguintes:
A população economicamente ativa em Dourados é de 78.226 pessoas (47.452 homens e 30.775 mulheres). Seu potencial de consumo é de 0,11% (est. 2006). O maior empregador no município é o setor terciário (comércio e serviços).
Os migrantes gaúchos, que chegaram em razão dos preços das terras serem baixos, introduziram na região uma cultura agrícola que consiste no tratamento do solo de alto nível e elevam a área plantada de 3.500 para 134 mil hectares nos anos 1970 e 80. Esses granjeiros ocuparam várias áreas por toda a região de Dourados. Também deram grande contribuição para a criação de empresas comerciais ligadas a atividades agrícola: comércio de cereais, implementos e máquinas agrícolas, assistência técnica, entre outros. Ainda hoje, a presença do migrante gaúcho é numerosa em todo o setor terciário do município de Dourados. Na agricultura destaca-se a produção de milho, soja e feijão. OBS: Maior produtor de milho, 2º produtor de arroz, 1º produtor de feijão, 3º produtor de soja, 4º produtor de trigo, 11º produtor de mandioca e 25º produtor de algodão herbáceo. Na pecuária destaca-se a criação suína e de aves. Ainda tem criações de bicho-da-seda e da pecuária bovina. OBS: 2º rebanho suíno, 3º efetivo de aves (galinhas, galos, frangos), 3º produtor de ovos de galinha, 5º produtor de mel de abelhas (juntamente com os municípios de Itaquiraí e Três Lagoas) e 9º produtor de leite.
Em Dourados se destacam as indústrias de alimentos (farelo, álcool e açúcar), frigoríficos e textil. Segundo o IBGE, Dourados tem um total de 448 indústrias de transformação. Principais Ramos: industria extrativa, transporte, frigoríficos (abate de bovinos, suínos, aves, coelhos), fábrica de rações e incubatório de aves, suinocultura, avicultura, graxaria, charqueada, curtume (couros e seus derivados), usinas de beneficiamento de leite, indústria de trigo e outros cereais, indústria e acumulados para veículos e de baterias, indústria moveleira, esmagamentos de soja, tempero de alho (distrito Vila Vargas), ração e degerminação de milho, erva mate, metalúrgica e equipamentos agrícolas, equipamentos hidráulicos, máquinas de lavar roupas, fabrica de massas e biscoitos, embalagens plásticas, madeireira, indústria química, minerais não metálicos, vestuário (roupas, calçados e artefatos de tecidos), editorial e gráfica e mecânica.
Dourados possui razoável desenvolvimento comercial e de serviços, possuia em 2006, segundo o IBGE, um total de 3.120 estabelecimentos comerciais.
Dourados possui um shopping center inaugurado em 2006:
A cidade exerce o papel de centro de serviços para uma região que compreende quase 1 milhão de pessoas. Possui boa estrutura de serviços urbana, dispondo de vários bancos, financeiras, órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), ONGs, Hotéis, pousadas, entre outros.
O município não possui muitos atrativos turísticos, mas mesmo assim consegue atrair um bom número de turistas e receita.
Dourados dispõe das principais áreas verdes:
Em Dourados é notório o grande crescimento de religiões neo-pentecostais, em especial a religião evangélica. Apesar disso, a igreja católica segue sendo predominante no município. A religião católica é a religião predominante em Dourados, apesar do acelerado crescimento das outras religiões, em especial a evangélica. Pertence a Diocese de Dourados e sua padroeira é Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Os principais templos da cidade são:
Considerada, hoje, a maior fronteira agrícola do País, a região despertou também para outra riqueza: o turismo agrícola, que visa levar o homem da cidade a conhecer as maiores fazendas de soja, milho, trigo e outros grãos dentro da melhor técnica, desde o plantio até a colheita.
Atrai visitantes por eventos como a EXPOAGRO (Feira Agropecuária de Dourados), o Campeonato Brasileiro de Motocross, Festa das Nações, Festa do Peixe, Temporadas Populares e eventos científicos realizados em suas universidades. Relação dos locais onde ocorrem eventos e apresentações na cidade:
.Dourados possui uma relação muito intensa com o vizinho Paraguai e está á pouco mais de 100 km da fronteira, sendo um forte fator de união étnica e cultural entre a cidade e o país vizinho? Em razão disso, 30% dos habitantes de Dourados tem algum laço familiar paraguaio. .o município de Dourados já foi bem maior que hoje? Quando foi criado, o município de Dourados ocupava quase todo o extremo sul de Mato Grosso e se estendia até a divisa com o estado do Paraná. .Dourados é a primeira cidade de MS a ter um aterro sanitário? .Dourados é a única cidade do estado e da região Centro-Oeste a ser sede de uma universidade estadual e outra federal? Na cidade estão sediadas as universidades Estadual de MS e Federal da Grande Dourados.
A Constituição de 1988 determina um novo perfil a gestão douradense, que passa a obter mais recursos financeiros do governo federal e adquire a si responsabilidades na saúde, educação e gestão ambiental. Dourados tem seu próprio Plano Diretor Municípal, no qual está contemplados a lei de uso do solo urbano, zoneamentos comerciais e plano diretor de turismo, entre outras exigências. A política local, através da legislação e gestão, desenvolve um papel importante através das ações que podem transformar seu destino nas áreas social, econômico, ambiental e territorial, já que a classe política (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, ministros e presidentes) é a detentora do poder. Esse poder político em Dourados é representado pelo prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Para o prefeito criar alguma lei, é preciso a aprovação do Poder Legislativo, sendo este composto pela Câmara dos Vereadores. A gestão do prefeito torna-se mais fácil quando recebe apoio dos vereadores. Dourados possui ainda os seguintes símbolos oficiais: hino oficial, brasão oficial e bandeira oficial.
Empresas públicas mantidas pelo município, estado e união.
O poder legislativo em Dourados é representado pela Câmara de Vereadores, que são responsáveis pela apreciação e aprovação de leis municipais. A cidade é representada por um total de 12 vereadores.
O poder executivo em Dourados é representado pelo prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, que são responsáveis pela promulgação e aplicação das leis municipais. A gestão do prefeito torna-se mais fácil para o mesmo quando recebe apoio dos vereadores.
O poder judiciário em Dourados é representado por alguns tribunais (como o Tribunal de Contas dos Municípios) e pela OAB, que são responsáveis pela fiscalização de leis municipais.
Crescimento da população | |
---|---|
1980 | 76.838 |
1991 | 135.984 |
1996 | 153.191 |
2000 | 164.700 |
2004 | 179 810 |
2005 | 183.096 |
2006 | 186.357 |
Desde da criação de Dourados, sua população tem crescido de maneira constante, possuindo mais de 180 mil habitantes e cerca de 45 hab/km². Há uma perspectiva de que no início da década de 2010 conte com mais de 200 mil habitantes.
População Rural 36.429 mil habitantes.
A partir dos anos 1950 a cidade começou a receber um grande fluxo de migrantes de várias partes do Brasil e também imigrantes. Esses forasteiros ocuparam várias regiões do município. Seu povoamento foi efetuado principalmente:
Personalidades douradenses que são conhecidas no MS, Brasil ou mundo.
A partir de 1950 Dourados sofre um impulso desenvolvimentista graças a construção de estradas, o que desencadeou o início desenfreado de novas construções e um crescimento desordenado. Atualmente sendo o maior e mais desenvolvido centro urbano do interior do estado de Mato Grosso do Sul, Dourados possui avenidas amplas e largas que se cruzam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando um desenho semelhante a um tabuleiro de xadrez na maior parte da cidade. Os principais problemas urbanos são a questão indígena e a violência.
Possui vários outros equipamentos esportivos que impulsionam mais o turismo esportivo e atraem milhares de pessoas, entre eles um motódromo, dois estádios (o principal é o Douradão), cinco ginásios e dois times de futebol.
A cidade é servida pelo seguinte equipamento automobilísticos:
A cidade tem tradição no estado no que diz respeito á futebol, com dois estádios e dois times de expressão.
Os dois times de maior expressão são Clube Desportivo 7 de setembro e Ubiratan Esporte Clube. Os estádios que sediam jogos oficiais no município são:
Dourados chegou a ser candidata para ser subsede da Copa do Mundo de 2014, mas essa ideia foi abandonada logo depois.
Com relação aos outros esportes, dispõe de 5 ginásios:
A cidade é bem desenvolvida culturalmente, possuindo várias opções que abrangem assuntos culturais.
Em Dourados, entre o artesanato que pode ser encontrado à venda, entre outros lugares, na Casa do Artesão, encontram-se peças de cerâmica que podem ser pintadas de forma colorida, ou não, muitas vezes representando animais da região e do Pantanal. Estes trabalhos muitas vezes apresentam detalhes em madeiras típicas da região. Também é possível encontrar peças, como vasos, que possuem utilidade mais que puramente decorativa. Artesãos da cidade ainda produzem rendas de alta qualidade e outros tipos de tecelagem.
É composta de influências originárias dos estados e países de seus povoadores: entre as principais destas influências estão as culturas paulista, sulista e de países como Síria, Líbano, Japão e Paraguai. Ainda partilha a cultura do estado em que está inserido, o Mato Grosso do Sul. Entre os costumes mais fortes da cultura de Dourados tem relação com o meio rural, em eventos como a exposição agropecuária local, por exemplo. A influencia que o campo exerce na cidade é grande e percebe-se através dos alimentos.
Na música destacam-se géneros provenientes do Paraguai como o chamamé, polca e guarânia, visto que a cidade tem laços estreitos com aquele país.
Dourados incorpora elementos da cultura paraguaia e indígena em sua gastronomia, visto que recebe influencia desses dois meios. Com destaque para as xipas paraguaias. Uma bebida muito comum na cidade é o consumo do tereré (feito com infusão de erva-mate e água gelada), servido numa guampa geralmente de chifre de boi e com uma bomba, de fácil preparo e tomado nos encontros especialmente em grupos jovens. Existem regras que não podem ser quebradas numa roda de tereré e que devem ser respeitadas. A bebida é consumida especialmente fim-de-semana acompanhada de música regional, especialmente guarânia e chamamé.
Dourados tem tamanho médio, possuindo grupos de teatro e até de cinema experimentais que trabalham de maneiras alternativas.
Existem vários grupos de música sertaneja, rock e canto na ativa em Dourados. Alguns deles:
Nome | Gênero |
---|---|
Across | Death Metal |
Acrópole | Black Metal |
Cueio Limão | hardcore |
Exterminate Messiah | Black Metal |
Espectros Quasar | Thrash Metal |
Extermínio | Metal |
Instrumenta Vocalia | Coral |
Olho de Gato | pop-rock |
Trajeto 2 | pop-rock |
Principais grupos de teatro e dança na ativa em Dourados: Obs.: o trecho seguinte está “compactado” de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.
A cidade possui várias opções, entre elas cinemas, restaurantes, teatros, bares e choperias, possuindo também uma vida noturna bastante rica.
Dourados dispõe de três salas de cinema e de um teatro e um museu:
Dourados dispõe de alguns bares tradicionais e choperias e sua vida noturna e muito rica e movimentada, tendo várias opções para sair na cidade, especialmente nos fins de semana. Possui também vários restaurantes que servem variados tipos de comida, possuindo também a opção de rodízios. Com destaque aos restaurantes: Kikão, Guaporé, Laercio’s, Boa Brasa. Há também na cidade atrações promovidas por terceiros.
A Wikipédia possui o(s) portal(is): Portal de Dourados {{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
|
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema: | |
Definições no Wikcionário | |
Documentos originais no Wikisource | |
Imagens e media no Commons |