Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes (IBGE/2008).[2]
Ficheiro:Guiacidasaadao.jpg
Ficheiro:Trevo4folhedas.jpg
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).
Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.
20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas[carece de fontes?] – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.
Ponte JK – Obra da USIMEC
Além de sua vocação siderúrgica e de se constituir em celeiro de grandes desportistas, nos anos 70 a cidade virou notícia nacional por ser a cidade representada pela então Miss Brasil, a loura Suzana Araújo dos Santos.
Ficheiro:575413754 abd2166b27.jpg
Ipatinga voltou a ganhar grande projeção nacional em 1991 quando o então presidente Collor decidiu privatizar a Usiminas, uma das estatais mais lucrativas. Apesar da polêmica gerada naquela época, a empresa privatizada apresentou crescimento espantoso vindo posteriormente ser eleita a melhor empresa do ano pela conceituada revista Exame.
Foi considerado pela ONU, no final dos anos 90, o município de melhor tratamento odontológico oferecido a sua população, no Brasil. Ipatinga possui índices melhores que muitos países desenvolvidos, como menor percentual de pessoas com cáries.
Em 2005 o município ganha projeção no esporte: neste ano ocorreu a conquista do campeonato mineiro pela então jovem equipe de futebol homônima, que volta a se destacar em 2006, chegando a semifinais da Copa do Brasil. Nesta segunda ocasião a equipe do Ipatinga Futebol Clube foi eliminada pelo Flamengo logo depois de, em uma situação inusitada, ter vendido o seu técnico e alguns de seus principais jogadores para o time que o derrotou. Já em 2007 a equipe conquista o vice-campeonato do Brasileirão Série B, subindo para a elite do futebol brasileiro. Em 2008, o Ipatinga Futebol Clube é rebaixado no campeonato mineiro e no Brasileiro.
Ficheiro:CapII parque cachoeiras.jpg
Clube particular de lazer e entretenimento numa bela área de preservação ambiental.
É mais um espaço esportivo que enquanto proporciona entretenimento, compõe como peça de adorno a estrutura exuberante do Parque Ipanema. O Kartódromo Emerson Fittipaldi – Kart Clube Ipatinga -KCI- foi inaugurado em outubro de 1982, sendo seu nome uma homenagem ao piloto brasileiro bicampeão da Formula Um, Emerson Fittipaldi. Com traçado veloz, área de escape em todo circuito e desenho seletivo , a pista do KCI está qualificada como das melhores do mundo, onde já foram realizados 5 (cinco) campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros.
Em 3 de janeiro de 1983 foi fundada uma escola para pilotos inicinates, anos mais tarde rabatizada de Escola de Pilotagem Ayrton Senna. Cerca de 500 pilotos já aceleraram nesta pista internacional e muitos deles foram destaques no mundo do kart. Dominaram as máquinas e conquistaram títulos que divulgaram junto com o esporte o nome da cidade de Ipatinga e consolidaram o KCI como um dos melhores do Brasil.
Alguns dados sobre o KCI:
Ficheiro:CapII nautico alvorada.jpg
Área de lazer e entretenimento que tem como principal atração a Lagoa Silvana, local de banhos, pesca esportiva e passeios de barcos e jet-ski. O Clube foi criado pela Usiminas para atender à população de Ipatinga e região,apesar de estar localizado no Município de Caratinga. Já sediou etapas do campeonato brasileiro de Motonaútica.
É o quinto maior estádio de futebol de Minas Gerais com capacidade para 35 mil pessoas e já sediou partidas de nível nacional e internacional. O estádio possui 25 cabines para imprensa (rádio, TV, jornais), Tribuna de Honra, camarotes, vestiários para clubes e vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para a Federação Mineira de Futebol. O gramado oficial máximo está capacitado para jogos internacionais (110 X 75) e conta com moderno sistema de irrigação subterrânea.
Feira com exposição de produtos artesanais e comidas típicas da região e imigrantes que aqui se estabeleceram (árabe e japoneses), além de shows artísticos.
Ficheiro:Mariasfumaça.jpg
Estação Ferroviária Pouso de Água Limpa e Estrada de Ferro Caminho das Águas. A locomotiva de origem alemã, de 1937, a vapor percorre 2,6 quilômetros de trilhos – 5,2 km de ida e volta – pelo parque, na margem direita do Ribeirão Ipanema. Carrega dois vagões com capacidade total para 68 passageiros cada.
Está localizado no bairro Planalto 2, onde a prefeitura desenvolve o Projeto Ambiental Mudas Brasil, com a finalidade de criação de um bosque de árvores nativas do Brasil.
Localizado ao final da rua Samambaia, no Bairro Bom Jardim, é uma reserva ambiental com lago, nascente e vegetação típica da região.
Ficheiro:Usipaw31.jpg
Área de preservação ambiental da Usipa com acesso restrito a grupos de estudo, alunos e pesquisadores. O clube, no entanto, é aberto ao público.
Um dos mais importantes empreendimentos comerciais da região com lojas, áreas de lazer, de alimentação e espaço cultural. Com mais de 10 anos e 2 expansões o Shopping do Vale se concretiza como o maior centro de compras do leste mineiro.
Estrutura:
Inauguração: 24 de setembro de 1998
Inauguração Área de Expansão: 23 de março de 2006
Inauguração 2º área de Expansão: 12 de junho de 2007
Área Construída: 30.500 m²
Área Bruta Locável: 10.500 m²
Vagas no estacionamento: 1500 vagas
Número de lojas: 112 lojas
Lojas Âncoras: Hipermercado Consul, Dadalto, Marisa, Lojas Americanas
Empregos gerados diretos: 2.300
Média de pessoas por mês: 440.000
Média de pessoas por dia: 16.000
O Teatro do Centro Cultural Usiminas, considerado um dos mais modernos do país, consolida definitivamente a cidade de Ipatinga como o maior pólo cultural do interior de Minas Gerais. O teatro tem capacidade para 720 pessoas e é dotado de equipamentos cenotécnicos e de sonorização do mais alto padrão. Além disso, possui tratamento acústico, piso flutuante (palco com amortecedores) e quarteladas móveis, fosso para orquestra de 37m2, palco com boca de cena de 7,30 x 12,70 m, dimensões internas de 26 x 17,60 m e urdimento de 21 metros.
Ficheiro:CapIII aterrod sanitario.jpg
O local que antes recebia o lixo produzido em Ipatinga foi desativado e transformado em área de educação ambiental da cidade e que recebe cerca de 1.500 visitantes por mês. Está localizado no município de Caratinga.
A estação Ferroviária de Ipatinga foi construída em 1930 e desativada em 1951. Reinaugurada em 1992 como Estação Memória, passou a ser um núcleo referencial de preservação e proteção da memória cultural do município. Seu acervo documental inclui registros de diferentes momentos culturais, políticos e artísticos de Ipatinga, reproduções de documentos manuscritos e impressos, livros e revistas relacionadas à cidade de Ipatinga, objetos originados da CVRD-Companhia Vale do Rio Doce e obras de arte inspiradas na cultura local. Além de tratar de uma unidade de memória, desenvolve projetos voltados para as artes, especialmente as plásticas. Aberta diariamente para visita e pesquisa sobre a história regional.
O Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, cerca de 12 mil árvores plantadas e localizado bem no centro da cidade é uma área aberta a toda a população. O complexo de lazer foi uma das últimas “obras de arte” do paisagista Roberto Burle Marx, e oferece área de lazer com pista para caminhada e ou corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Recentemente foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa. Construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados.
Ficheiro:Parque panema.jpg
Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são freqüentadores assíduos do Parque Ipanema. O local possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno. O projeto prevê ainda a instalação de bares, churrasqueria, centro cultural e um restaurante às margens do lago, para proporcionar ainda mais comodidade e lazer para os visitantes.
O C.E.C. 7 de Outubro foi inaugurado em 1991, com objetivo de socializar a prática de esporte no município, para atender crianças, adolescentes e grupos da Terceira Idade de baixa renda, oferecendo escolas de aprendizagem em várias modalidades como: Basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, capoeira, karatê, judô, xadrez, dama, teatro, taekwon-do, dança, ginástica olímpica, trampolim acrobático, Iniciação desportiva universal-IDU e atividades para a terceira idade. Atende aproximadamente 3.000 alunos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, através de convênio celebrado com o Centro Universitário do Leste de Minas-UNILESTE.
Ficheiro:CapI 07 outubro.jpg
Infra-estrutura:
Os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi), são a maior e mais tradicional competição do esporte especializado realizada em Minas Gerais, organizada pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Esporte -SEDESE, através da Subsecretaria de Esportes, desde 1985. Os jogos têm como objetivo promover o desenvolvimento da cultura esportiva no estado.
A realização dos jogos é um estímulo para que os municípios envolvidos atuem ativamente em políticas sustentáveis de incremento ao esporte. Assim, são criadas oportunidades para a prática esportiva nas comunidades onde os Jimi são realizados, além de movimentar a economia local gerando vários empregos nas cidades-sede.
Por tratar-se de evento de grande abrangência territorial é realizado em três etapas, culminando em fase final única. A participação de Ipatinga sempre foi destaque: a cidade é pentacampeã geral dos jogos de 1997 a 2001 e vice-campeã em 2002,2003 e 2005.
Ipatinga e Uberlândia são os principais vencedores dos JIMI. Uberlândia possui seis títulos e Ipatinga cinco.
O título de campeão do ano de 2005 rendeu à equipe de handebol masculino de Ipatinga o direito de representar o estado na XV edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB’S) , realizado no mês de maio de 2006 na cidade de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. A equipe ipatinguense ficou em 5º lugar geral na competição.
A versão 2006 dos JIMI teve início em abril e a terceira etapa dos jogos, que finaliza o evento, acontecerá de 06 a 15 de outubro na cidade de Patos de Minas.
O Aeroporto da Usiminas (IATA: IPN, ICAO: SBIP), localizado na área do município vizinho de Santana do Paraíso conta com uma pista de 2004 metros com 45 metros de largura com capacidade para receber Fokker 100. Possui vôos regulares para Belo Horizonte, Governador Valadares e Vitória com conexão com os principais aeroportos do país.
Há um projeto da Usiminas para a construção de uma nova unidade industrial em Santana do Paraíso. Se colocado em prática, o projeto prevê a destruição deste aeroporto, que devia ser substituído por um novo em Bom Jesus do Galho, no distrito de Revés de Belém. Mas por motivos ambientais a obra foi transferida para Belo Oriente. O projeto, entretanto, foi atrasado pela ocorrência da Crise econômica de 2008-2009.
Locomotiva na estação ferroviária Itendente Camara
Locomotiva na estação ferroviária Itendente Camara
Ipatinga possui uma estação ferroviária: a estação de Itendente Camara. Recentemente foi construida uma nova no mesmo local, mas uma maior devido o crescimento da população.
Além da estação ferroviária de Ipatinga, a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) da Vale S.A. oferece transporte às seguintes cidades todos os dias:
Bairro | População | Classificação |
---|---|---|
Bom Jardim | 20.624 | 4º |
Barra Alegre | 2.296 | 17° |
Bela Vista | 3.964 | 15º |
Bethânia | 28.572 | 1º |
Bom Retiro | 4.109 | 14º |
Chácaras Madalena | 1.576 | 25° |
Chácaras Oliveira | 1.600 | 24º |
Centro | 1.661 | 23° |
Canaã | 26.187 | 2° |
Castelo | 492 | 29° |
Cidade Nobre | 13.476 | 8° |
Caravelas | 9.423 | 11° |
Córrego Novo | 1.934 | 18° |
Cariru | 4.494 | 13° |
Das Águas | 911 | 26° |
Esperança | 18.175 | 6° |
Ferroviário | 430 | 30° |
Granja Vagalume | 1.672 | 22° |
Horto | 1.835 | 19° |
Imbaúbas | 3.627 | 16° |
Ipaneminha | 422 | 31° |
Iguaçu | 15.426 | 7° |
Ideal | 9.691 | 9° |
Jardim Panorama | 9.480 | 10° |
Limoeiro | 8.802 | 12° |
Novo Cruzeiro | 1.713 | 21° |
Parque Ipanema | 13 | 33° |
Pedra Branca | 664 | 27° |
Taúbas | 618 | 28° |
Tribuna | 175 | 32° |
Usipa | 11 | 34° |
Usiminas | 0 | * |
Vila Ipanema | 1.736 | 20° |
Veneza | 23.070 | 3° |
Vila Celeste | 19.051 | 5° |
Obs.: O bairro USIMINAS é onde se localiza a Usina Intendente Câmara (USIMINAS). Ipatinga ainda conta com os bairros: Areal (Extesão do bairro Bom retiro); Caçula (Extensão do bairro Jardim Panorama); Canaãzinho (Extensão do bairro Canaã); Parque das Águas; Planalto; Santa Mônica (Extensão do bairro Horto); Veneza II (Extensão do bairro Veneza); Vila Militar (Extensão do bairro Bethânia); Vila Formosa (Extensão do bairro Cidade Nobre), além do Distrito Industrial.
Sistema de Ensino | Nº de Estabelecimentos | N° de Alunos | Tipo de Ensino |
---|---|---|---|
Estadual | 26 | 23.818 | Fundamental e Médio |
Municipal | 37 | 21.930 | Ensino Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental |
Particular | 76 | 16.604 | Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio |
TOTAL | 139 | 62.352 | — |
1. Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
2. Faculdade Pereira de Freitas
4. UnilesteMG– Campus III (saúde) em Ipatinga.
Ciências da Saúde:
5. Faculdade de Direito de Ipatinga – FADIPA
6. Faculdade de Tecnologia – INED
7. União Educacional do Vale do Aço – UNIVAÇO
8. Faculdade Evangélica de Teologia
Pela Lei Complementar nº 51, de 30 de dezembro de 1998, Ipatinga, juntamente com Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo, veio a constituir a chamada Região Metropolitana do Vale do Aço. Trata-se, na verdade, de uma aglomeração urbana com 438.059 habitantes (IBGE/2007)[5], mas foi definida, pela legislação estadual, como região metropolitana. Somadas as populações dos outros 22 municípios que formam o colar metropolitano, a região atinge mais de 600 mil habitantes.[5]