Madre de Deus de Minas

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Madre de Deus de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 5.125 habitantes. É banhada pelo Rio Grande.

História

O povoado teve início no século XVIII, ao redor da capela primitiva, filial da paróquia de São João del-Rei. O patrimônio da capela foi constituído Antônio Rosa, em 1753. A área de terra foi doada a igreja católica, juntamente com uma fazenda anexa, por uma família. A casa sede da fazenda, hoje é localizada a prefeitura municipal.

Em 6 de julho de 1859, foi elevado a freguesia. Em 7 de setembro de 1923, já integrando o município de Turvo (atual município de Andrelândia), teve sua denominação mudada para Cianita (pedra azul). Em 12 de dezembro de 1953, a vila de Cianita foi elevada a cidade com a denominação de Madre de Deus de Minas. Madre de Deus é uma cidade beneficiada por ter um prefeito honesto, que emprega todas as verbas públicas diretamente em obras. Ao contrário de outros prefeitos que fazem ou faziam alguma coisa e embolsavam o resto das verbas. O nosso Prefeito Tazinho é um grande homem, pois ele realmente olha para as necessidades do povo! Madre de Deus tem uma linda Igreja, dedicada a Nossa Senhora Mãe de Deus, seu Pároco é o Padre Dotivo, que exerce sua função com grande eficácia.

Pontos turisticos

Praça do Cruzeiro do Rosário – daquí você tem uma vista parcial da área urbana da cidade e parte da área rural. Pode-se enxergar a torre da Igreja Matriz de Piedade do Rio Grande e por outro lado acompanhar as curvas do Rio Grande que serpenteia melancolicamente, entre os montes.

Bares da cidade – são vários bares, à moda antiga para todos os gostos e bolsos. Temos o Bar do Zé Mago, juntamente com o bar da Fatinha, do Lúcio, do Coberta, do Saulo (neguinho), Lanchonete do Sandro (lugar agradável e bem descontraído) dentre outros. Há, também, clubes de danças e um salão paroquial para eventos e a danceteria Castelinho.

Morro Dois Irmãos – próximo á cidade vizinha São Vicente de Minas, é um um ótimo passeio para quem tem disposição em caminhar. Tem-se uma bela vista de toda a região.

Cachoeira do Ronca – localizada no distrito de Brasilinha é um ótimo lugar para os fins de semana. Cachoeira com grandes e volumosas quedas, evite deixar crianças sozinhas.

Represa do Rio Grande – muito próxima da cidade, cerca de 9 km é excelente para pesca esportiva. Pontos como Feixo, Canjica, Forno, Zumbi etc.

Ribeirão Casa Nova – próprio para banhos ao ar livre. Exige cuidados pois há pontos de águas fortes e profundas.

Córrego do Biscoito– é a praia de água doce da cidade. Pequenas cachoeiras se formam ao longo deste que é formado por grandes lajes de pedras naturais.

Córrego José Lopes– é o mais frequentado pelos moradores e visitantes, pois, é de fácil acesso, por se localizar próximo ao perímetro Urbano.

Represa de Camargos – também no distrito de Brasilinha – possui vários pontos para pescas e uma balsa para atravessar a cidade de Carrancas – MG.

Indústria local: Queijos Madre de Deus

Postos de gasolina: Posto Cacheiro – BR – Qualidade de olho no combústivel, localizado na entrada da cidade

 

Festas da Cidade

Madre de Deus como qualquer outra cidada da região é repleta de festas e eventos. A começar pela festa da igreja (chamada: festa de junho), em seguida ocorre a festa do agricultor, e por fim a exposição agropecuária, que a cada ano vem se destacando mais…

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

 

Este artigo é um esboço sobre Geografia de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.