Personalidades

Minas Gerais: saiba mais sobre

Santos DumontAlberto Santos Dumont – nasceu em 20 de julho de 1873. O filho célebre da cidade de Palmyra, desde pequeno já apresentava fascínio com a possibilidade de alcançar o céu. Começou a construir pipas e pequenos aeroplanos movidos por uma hélice acionada por molas de borracha torcida.

Aos 24 anos, já herdeiro da fortuna da sua família, Santos Dumont foi para França, onde contratou aeronautas profissionais para lhe ensinar a arte de pilotar balões. Simultaneamente ao balonismo, Santos Dumont começou experiências de dirigibilidade, pois ansiava poder controlar o voo, e desenhou balões dirigiveis com motor a gasolina.

Em 1906, após várias experiências, Santos Dumont construiu o aeroplano “14 Bis”, no qual fez o primeiro voo em 23 de outubro. Além do avião inventou também o relógio de pulso, o hangar, as portas com rodinhas e o ultraleve.

 

Carlos ChagasCarlos Ribeiro Justiniano Chagas – nasceu em 9 de julho de 1878. Com vocação para a pesquisa, Chagas se dedicou à investigação científica logo no início de sua carreira. Seus primeiros trabalhos foram sobre a erradicação da malária. Após a elaboração de uma teoria sobre a transmissão da malária, ganhou  projeção nos meios científicos do país.   Seu grande feito aconteceu em 1909, quando descobriu o trypanosoma cruzi, o agente causador da Doença de Chagas. A partir daí, pesquisou e descobriu todos os aspectos da enfermidade: anatomia patológica, epidemiologia, etiologia, formas clínicas, meios de transmissão, patogenia, profilaxia e sintomatologia. Faleceu em 8 de novembro de 1934.

 

Edson Arantes do NascimentoEdson Arantes do Nascimento – mais conhecido como Pelé nasceu em Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Descoberto pelo craque Waldemar de Brito, Pelé começou a jogar pelo Santos FC aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFA aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974. Com o Rei no elenco, o Santos atingiu seu auge nos anos de 1962 e 1963, anos em que conquistou o título mundial. A técnica de Pelé e sua capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, seu ritmo, chute poderoso, excepcional habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.

 

ZacariasMauro Faccio Gonçalves – vem de uma família humilde, com onze irmãos. Antes de se tornar ator e humorista, Mauro trabalhava com os pais vendendo sapatos e também em uma fábrica de café. Em Sete Lagoas, Mauro estudou no Colégio Diocesano Dom Silvério. Em 1955, trabalhou em um programa humorístico chamado Em Babozal Era Assim, da Rádio Cultura, de Sete Lagoas.

A primeira aparição na nova emissora foi em um programa de calouros, oportunidade em que criou cinco personagens de grande sucesso. Apesar da timidez, o seu talento já era reconhecido por todos até que, mais tarde, a TV Tupi o chamou para trabalhar e criar o programa Café Sem Concerto. A partir daí, começou a história do personagem “Zacarias”. Sua atuação chamou a atenção de Renato Aragão, chefe do grupo “Os Trapalhões”.

Em 1975, Mauro foi o último a integrar esse grupo, do qual já faziam parte Didi, Dedé e Mussum. Além do personagem Zacarias, Mauro também fazia a voz de Aparício, interpretado por Renato Aragão. Mauro Gonçalves permaneceu no grupo “Os Trapalhões” até 1990, ano em que faleceu. Zacarias era caracterizado por ter um jeito infantil e afeminado, por sua risada característica e também por uma peruca, já que Mauro era calvo. Seu personagem ficou marcado para sempre na história do humor brasileiro pelo seu carisma, que cativava a todos.