Uruçuí

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Uruçuí é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º13’46” sul e a uma longitude 44º33’22” oeste, estando a uma altitude de 167 metros. Sua população estimada em 2008 cerca de 19.566 habitantes[2]. Localiza-se as margens do rio Parnaíba que divide os estados do Piauí e Maranhão e a mais ou menos 453 km de Teresina. Está na lista dos municípios brasileiros que mais crescem nos setores econômicos esse crescimento obteve-se cerca de 27% a 28% desde o ano 2000.

História

Seu primeiro nome foi Nova Vila. Somente em 1902, embora sua origem data de 1889, teve início a sede do município. Uruçuí foi desmembrada de Jerumenha e Bertolínia. O progresso do município teve sua origem no fato do surgimento da navegação fluvial. A instalação oficial deu-se a 06 de setembro de 1902. A navegação dos rios Parnaíba e Balsas, beneficiando uma extensa região do sul do Piauí e Maranhão e norte de Goiás, teve sua base em Uruçuí. Por está localizado geograficamente ao abrigo da seca e possuindo vales extensos e férteis, uma rede de rios e ribeirões das mais ricas do Estado para lá mudaram-se famílias oriundas do Ceará, no ano de 1915, fixando-se especialmente no interior, onde as terras são propícias á lavoura e criação de gado.O município possui ainda extensa faixas de riquezas, especialmente fauna e flora. Recentemente, como todos os municípios do sul do Estado, Uruçuí vem sofrendo com a corrida em busca de suas terras férteis. Diariamente, chegam à cidade compradores de terras oriundos de vários estados brasileiros principalmente das regiões sul e sudeste.

Clima

O clima apresenta precipitações superiores a 1.000 mm anuais e evapotranspiração de 1400 a 1600mm anuais, sendo este Tropical com temperatura Média: 20°C a 31ºC.

Economia

O início do plantio de soja na região data de 1970, com a introdução, pela Embrapa, de variedades em caráter experimental com o objetivo de adaptar a exploração dessa leguminosa a baixas latitudes. O Banco do Nordeste teve participação ativa nesse trabalho com recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A exploração comercial da soja, por sua vez, iniciou-se na década de 80, provocando uma migração de paranaenses, catarinenses, gaúchos e paulistas, e, mais recentemente, goianos e mato-grossenses, em direção aos cerrados piauienses. Além da soja, os produtores rurais originários do sul do país desenvolvem na região outras culturas como arroz e milho, e adotam tecnologia moderna, com uso intensivo de mecanização, adubação e correção de solos. Utilizam inoculantes para fixação do nitrogênio, sementes selecionadas, rotação de culturas, tratos culturais adequados e a prática do plantio direto.

Turismo

A maior atração fica ainda por conta das águas. Entre os meses de julho a outubro, período de seca, as margens dos rios ficam repletas de barracas, balsas, lanchas e canoas, formando verdadeiras praias fluviais e permitindo aos banhistas um deslumbramento tanto em beleza natural quanto um frescor e bem estar. Os lugares mais procurados são: Ilha do Amor, Coodipe, Trinta Boi e várias praias que se formam a beira do rio Parnaíba.O destaque fica para o encontro dos rios Parnaíba e Uruçuí preto, que permitem aos visitantes belíssimas imagens tanto pela mistura das águas, que tem impressionantes tonalidades diferentes, quanto pela paisagem típica, formada por matas e serras que formam uma moldura de impressionante beleza vegetal.Os principais cursos d’água que drenam o município são: os rios Parnaíba e Uruçui-Preto, além dos riachos da Volta, Corrente, da Estiva, Catinga de Porco e do Sangue.

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? 2,0 2,1 Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.


Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado do Piauí. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.