Símbolos

Conheça os símbolos do estado

A Bandeira

bandeira_rio_gde_norte

Um dos principais símbolos do Estado do Rio Grande do Norte, a bandeira foi instituída pela Lei n.o. 2.160, datada de 03 de dezembro de 1957. Idealizada por um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, e coube a Luís Câmara Cascudo a missão de estudar a forma da bandeira.

Composta por um retângulo dividido em duas partes horizontais, sendo a parte superior na cor verde, idêntica a da bandeira nacional, e a inferior branca. Ao centro, um campo amarelo em forma de escudo, servindo de fundo ao brasão do Estado.

Com uma origem quase que exclusivamente extrativista, o Rio Grande do Norte expõe em sua bandeira o que é, principalmente o que foi a maior fonte de renda do Estado.

O Brasão

brasao_rio_gde_norte

O escudo de armas do Estado do Rio Grande do Norte foi instituído pelo Decreto n.o. 201 de 1 de julho de 1909, e organizado e desenhado pelo escultor Corbiniano Villaça, sendo que durante o governo de Dinarte de Medeiros Mariz, em 1957, foi criada a Flor do Algodoeiro como Emblema Floral do Estado (Lei 2.160/1957).

Seu desenho é um escudo de campo aberto, dividido a dois terços de altura, tendo no plano inferior o mar onde por ele navega uma jangada de pescadores, que representam as indústrias do sal e da pesca. No terço superior, em campo de prata, há duas flores ladeando os capulhos de algodoeiro ao centro.

Compondo o brasão, há um coqueiro à direita e uma carnaúba à esquerda, tendo os troncos ligados por dois ramos de cana-de-açúcar, presas por um laço com as cores nacionais. Tanto os móveis do escudo, como os emblemas, em cores naturais, representam a flora principal do Estado. Sobre o escudo, há uma estrela branca que simboliza o Rio Grande do Norte na União Brasileira.