A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região.
A culinária Roraimense é bem variada, trazendo uma mistura de culturas decorrente da migração de seus moradores, originados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste e outros Estados da Região Norte, que optaram por Roraima como sua segunda terra, além da culinária indígena local.
O tacacá, a maniçoba, o acarajé, o churrasco gaúcho, o vatapá e o queijo mineiro é uma pequena amostra que junto à culinária indígena dá um toque especial à Culinária Roraimense.
O artesanato é um dos marcos centrais da cultura. Os Ianomâmi – grupo indígena do estado – produzem diversos produtos artesanais, como cestas, leques, jóias e redes. Muitos destes são comercializados na Feira de Artesanato de Roraima, sediado em Boa Vista, capital do estado.
A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna. A maior entidade cultural voltada ao ensino da dança clássica é a Escola de Balé Cristina Rocha, responsável pela formação de grande parte dos bailarinos e dançarinos que atuam na capital, Boa Vista. Na época das festas populares, há diversos grupos de dança regional em atuação, com destaque para os Cangaceiros do Tianguá, que têm coreografias baseadas em elementos regionais amazônicos.