Apiúna é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º02’08” sul e a uma longitude 49º23’23” oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Sua população de acordo com o IBGE de 2011 era de 9 683 habitantes.
Possui uma área de 63,529 km².
O município antes denominado Aquidaban está localizado no alto dos picos que circundam a região. No vale encontra-se uma cidade nas proximidades da rodovia BR-470.
A partir de 1º de janeiro de 1944, depois de uma revisão territorial, Aquidaban passou a se chamar Apiúna. Na língua tupi-guarani, Apiúna significa ‘cabeço negro’, uma referência a montanha arredondada e escura que existe na cidade, o Morro Dom Bosco que tem 390 metros de altura.
Apiúna tem como destaques turísticos as suas cachoeiras que são mais de 80 em todo o município, a Maria Fumaça que é um agradável passeio de trem pela via recuperada da EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina), o Morro Dom Bosco, Morro da Cruz e Morro do Bicudo para os fãs de belas paisagens, sem esquecer do Rafting para os aventureiros.
Em 15 de maio de 2015, foi classificado como um dos dois únicos municípios a atingirem o índice de transparência 10 num patamar municipal, considerado o nível máximo. O outro município foi São Paulo.