Ponte Alta é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º29’03” sul e a uma longitude 50º22’49” oeste, estando a uma altitude de 856 metros. Ponte Alta, conhecido como a Capital Estadual da Moranga, é um Município com pouco mais de 5.000 habitantes, com cerca de 4.000 na área urbana.
Era um dos pontos de parada das tropas que rumavam a São Paulo, vindas do Rio Grande do Sul. Habitada inicialmente por índios, foi alvo de ataque dos jagunços e exploração dos Bandeirantes sofrendo com a Guerra do Contestado. No município existem ramificações da Serra Geral, como a Serra do Pires (Caraguatá), a Serra do Cafundó, do São Felipe e do Areial, Ponte Alta também pode ser considerada o pulmão de Santa Catarina por ter o território com muitas arvores assim purificando o ar.
Em algumas localidades ainda existem matas cerradas (florestas) de difícil acesso, que deram origem a várias comunidades, entre elas a denominada Cerrado. Araucárias, reflorestamentos de pinus e pastagens completam a paisagem do Município.
Foi fundada em 20 de setembro de 1964 por Ribamar Costa.
== Referências ==