Águas de São Pedro é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial. Localiza-se no estado de São Paulo, com área territorial de apenas 3,64 km². O município ganha em extensão territorial apenas de Santa Cruz de Minas, o menor município brasileiro em termos de área.
Águas de São Pedro é um dos onze municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados prerrequisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Águas de São Pedro surgiu quando Octavio Moura Andrade descobriu as propriedades medicinais das fontes de água mineral que o levaram à construção da cidade.
A torre de petróleo Engenheiro Ângelo Balloni
Na década de 1920, quando o governador do estado de São Paulo, Júlio Prestes realizou pesquisas para a prospecção de petróleo no município de São Pedro. As pesquisas não tiveram sucesso em encontrar petróleo e os poços acabaram sendo abandonados e continuaram jorrando águas termais sem que ninguém se aproveitasse. Outras iniciativas de exploração foram realizadas em grandes profundidades porém nada foi encontrado. A estrutura da torre ainda ficou em memória aos primeiros desbravadores.
Anos mais tarde, em 1934, Ângelo Franzin, donos das terras perfuradas, que é conhecida atualmente como “fonte da juventude”, construiu um balneário simples, onde se banhava. A água tinha um odor ruim. Um ano depois um grupo de pessoas da cidade comprou um lote de 100 mil metros quadrados ao redor da fonte da juventude onde construíram um balneário. Eram doze banheiras de alvenaria, ao contrário do primeiro balneário, que era feito de madeira. No mesmo ano Octavio Moura Andrade resolveu construir a estância dando-lhe o nome de “Caldas de São Pedro“, criando juntamente com seu irmão, Antonio Joaquim de Moura Andrade a empresa “Águas Sulfídricas e Termais de São Pedro S/A”.
Durante quatro anos o Instituto de Pesquisas Tecnlógicas da USP, realizou análises nas águas. Geralmente águas provenientes de grandes profundidades possuem uma alta concentração de substâncias que podem ser nocivas ao ser humano, assim como seu pH pode não ser adequado para o banho. Em 1940 os resultados foram publicados no Boletim 26 do IPT. As águas foram consideradas adequadas para o banho e suas propriedades medicinais estudadas pelo professor João de Aguiar Pupo, então Diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Em 1948, na divisão administrativa do Estado de São Paulo, fixada para o período de 1948/1953, foi criado o município com território desmembrado de São Pedro.
Sua população estimada em 2008 era de 2.547 habitantes.
O município é um enclave na porção sudeste do município de São Pedro.
Clima
Águas de São Pedro possui clima temperado, com temperaturas ligeiramente quentes – média de 28°C – no verão, e amenas – média de 8°C – no inverno, com dias ensolarados e noites frescas.
? 1,01,1Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.