Bariri é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º04’28” sul e a uma longitude 48º44’25” oeste, estando a uma altitude de 447 metros. Sua população estimada em 2008 era de 32.824 habitantes.
Embora exista mais de uma versão para a origem do nome Bariri, a mais aceita é a que define o seu significado como “águas barulhentas”. A região, onde se localiza a cidade, antes dos primeiros povoadores, era habitada pelos índios coroados. Consta que os primeiros povoadores, oriundos de outras terras, aqui chegaram por volta de 1833. Segundo dados, merece destaque José Antonio de Lima e família, mineiro de nascença, que organizaram em nossas terras a primeira propriedade rural: “Sítio Tietê”, e formaram também núcleo urbano, Bairro do Tietê.
Em 1858, o Bairro do Tietê já contava com a presença de João Leme da Rosa, que doou parte de suas terras ao bispado para a construção de uma capela, dedicada a Nossa Senhora das Dores. Por isso é considerado por muitos, o fundador do município.
Depois dessa doação, o bairro apresentou um crescimento demográfico. Passou a chamar-se “Povoação de Nossa Senhora das Dores do Sapé”, e mais tarde “Sapé do Jaú”. Em 1877, essa população foi elevada a categoria de “Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Sapé do Jahu”, e a 16 de junho de 1890 a Município,sob a liderança política do coronel Joaquim Lourenço Correa, recebendo o nome de “Bariri”. Em 1892, Bariri foi elevada à categoria de comarca. A cidade conta ainda com uma barragem, represando o tietê, conta com 6 vetedouros e a primeira eclusa da américa latina
Segundo Teodoro Sampaio, é corruptela do tupi-guarani “mb é ri ri” que quer dizer águas barulhentas. No caso do Município de Bariri, seu nome deve-se à existência das duas corredeiras próximas ao povoado, no rio Tietê, chamadas Bariri-guaçu e Bariri-mirim. Tais corredeiras desapareceram com a construção da Barragem de Ibitinga e da Barragem Ministro Álvaro de Souza e Lima (Bariri) com inauguração no dia 19 de novembro de 1965 e potência de 143,10 MW
Dados Estatísticos sobre Bariri:
A principal fonte de renda do município é a agricultura e indústria, entre elas, Globo Aves, um grande abatedouro, Indústria Coletta, produzindo açucar e alcóol, Frisokar, Cerantola e Bec Flex, fabricante de espumas e colchões, há também a Safra, distribuidora de bebidas, Cicol, de óleo e a Indústria de Plásticos. A Resegue, hoje falida, era responsável pela maior produção de óleo da América Latina, recentemente empresários vieram ao município desejando reativá-la, com o nome de Sina, porém ainda não se sabe a data da reabertura. Ela produzirá óleo de soja e mamona.
IBGE – 2008
População Total: 32.824
Densidade demográfica (hab./km²): 74,50
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,32
Expectativa de vida (anos): 73,75
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,99
Taxa de Alfabetização: 91,07%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,811
(Fonte: IPEADATA)
O município pertence à Diocese de São Carlos.A cidade conta com várias igrejas entre elas, a de Nossa Senhora das Dores, que foi um passo para o desenvolvimento. E também com a Paróquia de Santa Luzia, localizada no bairro de Santa Helena.
Bariri ganhou em 21 de junho de 2006, uma unidade do ‘Acessa São Paulo’. Este é o programa de inclusão digital do Governo do estado de São Paulo, coordenado pela Casa Civil, com gestão da Imprensa Oficial, com apoio da Prodesp e da Prefeitura de Bariri. O ‘Acessa São Paulo’ oferece para população do estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Em Bariri a unidade está localizada no prédio da Biblioteca Municipal.