São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual totaliza 41.262.199 habitantes, esses são formados por povos das mais variadas origens nacionais e internacionais.
Por causa da entrada de imigrantes no final do século XIX e início do século XX, o Estado conta com uma grande quantidade de estrangeiros, sobretudo, portugueses, italianos, espanhóis, alemães, libaneses, sírios, armênios, japoneses, coreanos, chineses e afrodescendentes.
A densidade demográfica no estado, que é uma divisão entre sua população e sua área, é de 165,7 habitantes por quilômetro quadrado. Esse indicador, entretanto, apresenta contrastes pronunciados de acordo com a região analisada, variando de 2 375,2 hab./km² na Região Metropolitana de São Paulo até o valor mínimo de 23,5 hab./km² na região de Registro.
A capital paulista, com mais de 11 milhões de habitantes, é o município mais populoso do estado e do país, concentrando, sozinha, mais de um quarto da população paulista e sua região metropolitana, com mais de 19,6 milhões de habitantes, reúne quase metade da população do estado. O estado conseguiu alcançar esse patamar populacional depois de crescer durante muitos anos com taxas populacionais superiores à média nacional.
Segundo o censo de 2000 do IBGE, a população de São Paulo está composta por: brancos (67,9%), pardos (24,7%), pretos (5,8%), amarelos (1,3%) e indígenas (0,3%).
De acordo com dados do censo de 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de São Paulo está composta por: católicos (70,31%), protestantes (17,04%), pessoas sem religião (7,28%), espíritas (2,10%), budistas (0,39%), umbandistas (0,21%) e Judeus (0,11%).