Um dos principais símbolos do Estado do Tocantins, a bandeira foi instituída pela Lei 094/89, datada de 17 de novembro de 1989. Na primeira Constituição do Estado, a bandeira era formada de um desenho simples e despojado.
A bandeira tem os vértices superior esquerdo e inferior direito na forma de triângulos retângulos nas cores azul e amarelo ouro, representando os rios e as riquezas do Estado, respectivamente. Ao centro contém uma faixa diagonal na cor branca simbolizando a paz, com o Sol estilizado que representa a luz que nasce para todos os cidadãos tocantinenses.
O Brasão
O escudo de armas do Estado do Tocantins, foi instituído pela Lei n.o. 92 em 17 de novembro de 1989. Seu desenho heráldico tem a forma elíptica do escudo para melhor coadunar as figuras dispostas, nele representado.
O sol de amarelo (ouro) do qual se vê apenas a metade despontando no horizonte contra o azul do firmamento, representa a imagem idealizada ainda nos primórdios da história do novo Estado, quando sua emancipação mais parecia um sonho distante e inatingível e simboliza o estado nascente, cujo futuro se ergue promissor e fecundo.
A barra em ângulo, com o vértice para a parte superior na cor azul, representa a confluência dos rios Araguaia e Tocantins, fonte de riquezas e recursos hidroenergéticos.
Sob o escudo há um listel de azul com a inscrição “Estado do Tocantins” e a data de sua criação “1.o de janeiro de 1989” em letras brancas. Em timbre, uma estrela amarela representando a condição do Estado como uma das Unidades da Federação Brasileira. O lema presente no brasão está escrito em Tupi “Co Yvy Ore Retama”, que em sua tradução significa “Esta Terra é Nossa”. Como suporte a coroa de louros como homenagem e reconhecimento ao valor do povo tocantinense, cujo o esforço e determinação transformaram o sonho em realidade.