Piúma é um município brasileiro no litoral-sul do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 90 km. Ocupa uma área de 74,832 km², sendo que 2,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2017 era de 21 336 habitantes.
A sede tem uma temperatura média anual de 24,7 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica, com presença de manguezais às margens dos cursos hidrográficos. Com 98% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com vinte estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727, classificado como alto.
A área onde hoje está situado o município de Piúma era ocupada originalmente pelos índios goitacases e começou a ser desbravada no século XIX. Um povoado se formou devido às terras férteis e ao desenvolvimento da pesca e em 1883, é criado o distrito, subordinado a Anchieta, desmembrando-se em 1891. Em 1904, sua sede é transferida para o até então distrito de Iconha, adotando este nome, mas Piúma é emancipada em 1963.
A cidade se desenvolveu principalmente à base da pesca, que continua a ser a principal fonte de renda municipal, aliada ao artesanato e ao turismo. Piúma reúne milhares de turistas na alta temporada, que vêm em busca de suas praias e atrativos como o Monte Aghá e a culinária, além da produção artesanal, baseada em grande parte nas conchas coletadas no próprio município, dando o apelido de “Cidade das Conchas” Eventos como o Carnaval de Piúma e a Festa de São Pedro também se fazem presentes como atrativos culturais.