Itambé está localizado no grande bloco continental do Planalto do Tropp do Paraná, que se estende a oeste do Rio Tibagi, entre os Rios Paranapanema e Ivaí, até o Rio Paraná, que é denominado Planalto de Apucarana.
O Norte do Paraná tem privilégio da qualidade dos solos que foi um dos fatores predominantes na sua ocupação. Na região os solos apresentam-se profundos, bem desenvolvidos e com alta fertilidade, latossolo roxo eutrófico, a moderado, textura argilosa, terra roxa estruturada, dando origem a um relevo suavemente ondulado. A geologia local é composta por rochas basálticas, datam o Período Cretáceo da era Mesozóica.
A vegetação original se desenvolveu com exuberância sobre o solo fértil, dando origem à vegetais de grande porte, como perobas, cedros, canelas, imbuias, entre outras.
Possui uma área é de 243,821 km² representando 0,1223 % do estado, 0,0433 % da região e 0,0029 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23º39’39” sul e a uma longitude 51º59’24” oeste, estando a uma altitude de 428 m. Sua população estimada em 2005 era de 5.823 habitantes.
Clima
O clima de Itambé, pode ser classificado como mesotérmico úmido, com temperatura mínima de 15°C (nos meses de Julho e Agosto) e a máxima de 25°C (no mês de Janeiro). A penetração de massa Polar Atlântica, durante o inverno ou mesmo no fim do outono provoca geadas freqüentes, sendo prejudiciais à alguns cultivos.
Hidrografia
A rede hidrográfica do município pertence a sub-bacia do Rio Ivaí. É constituída pelo Rio Keller, Ribeirão Marialva, Água Gilberto, Ribeirão Pinguim, Ribeirão Marisa, os quais fazem parte dos afluentes da margem direita do Rio Ivaí.
O regime das águas é no sentido leste-oeste, não havendo quedas de água e lagos naturais e a navegabilidade é impraticável.