Nova Aurora é um município brasileiro do estado do Paraná, Região Sul do país. Pertence à Região Metropolitana de Cascavel e se localiza a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 570 km. Ocupa uma área de 474,011 km², sendo que 2,4 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2017 era de 11 300 habitantes.
A sede tem uma temperatura média anual de 21,3 °C e na vegetação original do município predomina uma transição entre a Mata Atlântica e as matas de Araucária. Com 76% da população vivendo na zona urbana, Nova Aurora contava, em 2009, com dez estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,733, classificado como alto em relação ao estado.
A área onde hoje está situado o município de Nova Aurora começou a ser explorada na década de 1940. As terras férteis incentivaram o estabelecimento dos primeiros moradores, que deram início à formação do povoamento que se transformou em distrito, subordinado a Cascavel, em 1961, sendo emancipado em 25 de setembro de 1967. A agropecuária e o setor de prestação de serviços correspondem às principais fontes de renda do município, que se destaca principalmente na produção de milho e soja.
O artesanato e os grupos teatrais e musicais configuram-se como algumas das principais manifestações culturais, juntamente com os eventos festivos tais como a Festa da Colheita, as comemorações do aniversário da cidade e as celebrações tradicionais religiosas do Corpus Christi e da Festa de São Roque, padroeiro municipal. O turismo rural também se faz presente em Nova Aurora, com a culinária caseira e diversas trilhas e cachoeiras situadas em pousadas, fazendas ou propriedades rurais do município.