Caraúbas

Dicas incríveis da Cidade

Sobre a Cidade:

Caraúbas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

História

Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.

Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro uma fazenda localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Rodovias

  • RN-117
  • RN-233

Turismo

A principal atração turística do município é o Hotel Balneário de Olho D’água do Milho, confortável, situado numa fonte termal a 6 km do centro da cidade. Seus visitantes são atraídos pela divulgação da eficiência terapêutica das suas águas minerais energéticas. E, para quem gosta de praticar esportes náuticos e pescaria, uma ótima pedida é a Lagoa do Apanha Peixe, divertimento garantido. No lado cultural do município, o atrativo é a Igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade, construída em 1858.

No inicio do ano acontece a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião, Vem muitas pessoas de outras cidades e até de outros estados, as festas não sao conhecida nacional por meio de comunicação comum, so pelo o popular boca a boca. As festa são realizadas em 10 dias, em comum com as melhores bandas de forró do brasil

Localizada em plena Chapada do Apodi, que forma um belíssimo cenário.

Galeria de Fotos

Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caraúbas (Rio Grande do Norte)

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas


Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado do Rio Grande do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.