No ano de 1737, à margem direita do rio Trairi, já existia a fazenda Quirambu de propriedade de João Francisco Ribeiro. A povoação surgiu a partir da existência de atividades agrícolas e pecuárias.
Em meados do século XIX, o comerciante Antônio Miranda que destacava-se na localidade por causa do seu estilo próprio, fez história no meio do povo. Era proprietário de um engenho rústico de cana-de-açúcar para produzir rapadura a aguardente. Como ele não se preocupava com os resíduos da cana, espalhava os bagaços restantes das moagens pelos arredores da povoação e foi devido a grande quantidade de bagaço espalhado pelas redondezas que a localidade ganhou o apelido de Bagaço.
No final do século XIX, em área que era um dos caminhos de Macaíba, passou a chamar-se Monte Alegre. O povoado continuou crescendo e no ano de 1905, tinha início a construção da igreja, de novas moradias e escola. Grandes safras foram colhidas e a fartura existia na mesa do povo.
No ano de 1938 foi criado o distrito de Monte Alegre, pertencente a São José de Mipibu. Em 1943, em homenagem a sua origem, o distrito passou a se chamar Quirambu, mas foi por pouco tempo, pois em 1948 voltou a se chamar Monte Alegre. Depois de cinco anos, em 25 de novembro de 1953, pela Lei nº 929, Monte Alegre desmembrou-se de São José de Mipibu e tornou-se município.