Arroio dos Ratos é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Graças ao seu solo, é conhecido nacionalmente como o Berço da Indústria Carbonífera Nacional e a Capital Nacional da Melancia. O município localiza-se a 55 quilômetros de Porto Alegre, a leste do estado, sendo cortado pela Rodovia Osvaldo Aranha, popular BR-290 e um dos célebres caminhos do Mercosul, fazendo-se integrante da região geoeconômica da Metade Sul.
Com uma área total de 425,9 km² e uma população de 14.166 habitantes<, Arroio dos Ratos apresenta um dos menores índices de densidade demográfica da Região Carbonífera, diferente da realidade encontrada nos tempos áureos da extração do carvão mineral. Neste mesmo município foi aberta a primeira mina de carvão da América Latina, pioneirismo que consagrou-o como Berço da Indústria Carbonífera Nacional.
É destacável, sobretudo, que por décadas, Arroio dos Ratos foi o principal polo da indústria carbonífera do Brasil e forneceu, por muitos anos, o carvão queimado pela Usina do Gasômetro de Porto Alegre, sendo então um dos principais responsáveis pela energia usada pela capital do Rio Grande do Sul. Entretanto, a escassez e desvalorização do minério como fonte energética, deu fim a hegemonia deste ramo e levou o município a buscar novas atividades econômicas, tais como a pecuária e a agricultura. Este último meio econômico, que recentemente recolocara o município de Arroio dos Ratos em evidência no país, através da produção relevante da melancia, recebendo o título de Capital Nacional da Melancia. Anualmente, o município celebra a safra da fruta mais característica da Região Carbonífera com a tradicional Festa da Melancia de Arroio dos Ratos.