O turismo é um setor crescente e fundamental para a economia de várias regiões do país. O país recebeu 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013, sendo classificado, em termos de chegadas de turistas internacionais, como o principal destino da América do Sul e o segundo na América Latina, depois do México. As receitas de turistas internacionais atingiu 5,9 bilhões de dólares em 2010, uma recuperação da crise econômica de 2008-2009. Os registros históricos de 5,4 milhões de visitantes internacionais e 6,775 bilhões de dólares em receitas foram atingidos em 2011.
O Best in Travel 2014, uma classificação anual dos melhores destinos feita pelo guia de viagens Lonely Planet, classificou o Brasil como o melhor destino turístico do mundo em 2014. Entre os destinos mais procurados estão a Floresta Amazônica, praias e dunas na região nordeste, o pantanal no centro-oeste, as Cataratas do Iguaçu no Paraná, praias no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, turismo cultural e histórico em Minas Gerais e viagens de negócios em São Paulo. No Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2015, o Brasil ficou no 28º lugar entre os 141 países avaliados.
A maioria dos visitantes internacionais que chegaram em 2011 vieram da Argentina (30,8%), dos Estados Unidos (11,5%) e do Uruguai (5,0%), sendo o Mercosul e os países vizinhos da América do Sul os principais emissores de turistas. O turismo interno é um segmento de mercado fundamental para a indústria, uma vez que 51 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2005.
Graças às suas características naturais, o Brasil apresenta excelentes condições para o turismo: uma grande diversidade natural, cultural e histórica, os inúmeros atrativos turísticos, a diversidade de ecossistemas e belíssimas paisagens, uma das maiores costas litorâneas do mundo, belas praias tropicais – que estão disponíveis para o lazer praticamente o ano todo – e a hospitalidade do povo brasileiro.
O desenvolvimento do turismo como atividade econômica é uma forma de criar empregos, reduzir as desigualdades regionais e distribuir melhor a renda no Brasil. Em 2003, pela primeira vez na história do país, o turismo ganhou um Ministério. A tal medida somou-se o primeiro documento visando ao desenvolvimento do turismo no Brasil – o Plano Nacional do Turismo.
Segundo o IBGE, o turismo brasileiro pode gerar muitos empregos indiretos. Isso significa que o turismo pode beneficiar muito a economia brasileira e empregar um grande contingente de mão de obra. Contudo, para que o turismo no Brasil cresça de forma significativa, é necessário que sejam feitos investimentos pesados, e não apenas na construção de hotéis.
O país precisa construir mais aeroportos e investir em meios de comunicação e áreas de lazer. As estradas do país precisam ser modernizadas e o patrimônios históricos, conservados. Existe grande potencial para o crescimento turístico brasileiro, mas há enormes dificuldades de infraestrutura para a atividade, sobretudo no que diz respeito ao transporte rodoviário.
É importante saber que o turismo interno (ou doméstico) e o turismo externo sofrem muitas oscilações, de acordo com o estado da economia e o câmbio. Por exemplo, a desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar e ao euro encarece o custo das viagens internacionais. Quando isso ocorre, cresce o turismo interno e cai o externo.
O Brasil é um país com enorme potencial turístico, em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território. Esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade.
O turismo tem a capacidade de organizar o espaço geográfico, em face da necessidade de oferecer condições do andamento da atividade, como, por exemplo, as infraestruturas necessárias: hotéis, rodovias, meios de comunicação entre outros.
Em suma, o Brasil ainda tem muito que desenvolver, pois a “indústria” do turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural e menos degradante. No mundo, esse é uma nova tendência econômica. Visite as belezas naturais do Brasil, os pontos turísticos, as lindas praias, as mais lindas cachoeiras e tudo de melhor que o país tem pra lhe oferecer.